
A comemoração do CHANDELEUR
Mais uma vez, os alunos do Agrupamento apreciaram uns saborosos crepes, confecionados por colegas da turma do 10ºE (curso profissional de Restauração), na escola-sede e na Ferreira Lapa, e pelos alunos do 9ºF, na EBIFA.
Agradecemos e destacamos a colaboração das referidas turmas e dos docentes envolvidos na atividade. (ver fotos da atividade)
O grupo de Francês

Seminário de Hotelaria e Restauração – Tendências e Desafios
Os alunos do Agrupamento de Escolas de Sátão realizaram no dia 5 de fevereiro o “Seminário de Hotelaria e Restauração – Tendências e Desafios”.
Esta iniciativa, decorreu no auditório da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo e foi organizada pelos alunos do segundo ano do curso profissional de Técnico de Restauração, com o apoio dos alunos dos cursos profissionais de Multimédia e de Técnico de Turismo Ambiental e Rural. (ver o filme da atividade)
Ranking interativo das escolas básicas e secundárias
O Expresso divulga o ranking interativo das escolas básicas e secundárias, ordenadas pelas médias nos exames nacionais.
Os rankings ordenam todas as escolas pela média obtida pelos alunos internos na 1ª fase dos exames nacionais.
A Semana Internet Mais Segura 2018
O Agrupamento de Escolas de Sátão participa em mais uma edição da Semana da Internet Mais Segura, uma iniciativa promovida pela Seguranet e a Insafe, que definiu por tema central de discussão:“Cria e partilha com responsabilidade: uma melhor internet começa contigo”.
Serão dinamizadas, no Agrupamento de Escolas de Sátão, de 06 a 15 de fevereiro, várias atividades no âmbito do projeto Erasmus+/ eTwinning Apps4EL e do projeto eTwinning “Be the Change; Take the Challenge” (registadas no site da SeguraNet, em https://goo.gl/hwYYBg).
Destacamos:
- Os resultados de um estudo conduzido no Agrupamento por um grupo de alunos, em 2014, no âmbito do projeto eTwinning “Respect in the Cyberspace.
- Recursos (jogos, apps, vídeos, apresentações etc…) que podem ser utilizados no âmbito das disciplinas de Educação para a Cidadania, TIC e Inglês, disponíveis em: (http://www.seguranet.pt/pt/recursos) .
- O MOOC sobre Segurança online, lançado pela European Schoolnet no dia 6 de fevereiro, destinado a professores do ensino básico e secundário, coordenadores TIC e orientadores escolares.
- O estudo sobre segurança e proteção de dados na Internet, que será conduzido durante o mês de fevereiro pelo Clube Europeu/ Erasmus+.
Na próxima sexta-feira, dia 2 de fevereiro, celebra-se a CHANDELEUR. Para lembrar essa efeméride, vão ser confecionados crepes que poderás saborear.
Aparece!
Escola Secundária Frei Rosa Viterbo: quarta-feira, dia 31 de Janeiro – intervalo das 11.50h, junto à sala do Curso Profissional Técnico de Restauração – turma do 10ºE
Escola Básica de Ferreira de Aves: sexta-feira, dia 2 de Fevereiro
– turma do 9ºF (final da manhã ou intervalo das 15.20h)
Escola Básica de Ferreira Lapa: quarta-feira, dia 7 de Fevereiro – intervalo das 11.50h - Curso Profissional Técnico de Restauração, turma do 10ºE
Visita de Estudo – FITUR
Os alunos das turmas do 10º E/H e 11ºE1 e E2 deslocaram-se entre os dias 19 e 21 de janeiro a Madrid para participarem na Fitur – Feira internacional de Turismo. A FITUR é uma das maiores feiras de turismo internacional, por lá passam 9 mil empresas expositoras de 165 regiões de turismo dos mais variados continentes. Para todos e essencialmente para os nossos estudantes de turismo / restauração foi uma oportunidade única e uma experiência inolvidável poderem participar numa das maiores feiras comerciais do mundo e tomarem um contacto próximo com a realidade de um setor estratégico para todos os países e em particular para Portugal – o TURISMO. (ver fotos da visita)
No âmbito do projeto Parlamento dos Jovens do Ensino Básico - 2017 / 2018 -subordinado ao tema “Igualdade de Género, Um debate para todos.”, no dia 22 de janeiro, realizou-se uma ação/debate, no cineteatro municipal, entre os 80 candidatos a deputados da Escola Ferreira Lapa, organizados em 8 listas, com uma Deputada da Assembleia da República do Círculo Eleitoral de Viseu, Inês Domingos, o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Santos, a Presidente da Assembleia Municipal, Eugénia Duarte e a Diretora do Agrupamento Helena Castro; moderado pela professora Margarida Dias.
Este debate revelou-se muito enriquecedor de todo o processo, já que proporcionou conhecimentos relacionados com o tema do projeto, bem como informações sobre o funcionamento do Parlamento, da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal e do dia-a-dia de um deputado.
A Coordenadora do Projeto: Margarida Maria Silva Dias
7º F em ação de solidariedade
Para dar cumprimento a um dos objetivos do projeto eTwinning “eTwinnerRobot”, em que a turma do 7ºF da EBI de Ferreira de Aves está envolvida, os alunos, acompanhados das suas professores de Ciências e de Espanhol, visitaram, no dia 12 de janeiro de 2018, duas famílias, do concelho de Tondela, que foram afetadas pelo incêndio de 15 de outubro que assolou a região, deixando um rasto de destruição sem precedentes. Os alunos, que tinham angariado dinheiro na Feira de S. Martinho, com a venda de rifas e de produtos agrícolas caseiros, decidiram utilizar esse dinheiro para ajudar algumas famílias que perderam tudo ou quase tudo. Num espírito de missão solidária, compraram árvores de fruto e ofereceram produtos alimentares a duas famílias de aldeias do concelho. Almoçaram no Centro de Dia de Tourigo onde cantaram os Reis, jogaram às cartas com os utentes do Centro e ofereceram chocolates e marcadores que tinham criado nas aulas de Espanhol. Terminaram a visita de estudo com uma saída de campo para a paisagem granítica da Serra do Caramulo e observação das consequências dos incêndios no Planalto Beirão.
A Srª. Diretora do Agrupamento de Escolas de Sátão respondendo à solicitação do Diretor Geral de Educação, realizou, no dia 15 de janeiro, várias sessões de esclarecimento para todos os alunos do 2º Ciclo ao Ensino Secundário sobre o Novo Perfil do Aluno.
(ver a apresentação aos alunos)
Após submissão a debate e discussão pública, com ampla participação, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória foi homologado pelo Senhor Secretário de Estado da Educação, através do Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho, constituindo-se como um documento de referência para a organização de todo o sistema educativo e para o trabalho das escolas, contribuindo para a convergência e a articulação das decisões inerentes às várias dimensões do desenvolvimento curricular.
SESSÃO ESCOLAR
DEPUTADOS ELEITOS À SESSÃO DISTRITAL
No âmbito do Projeto “Parlamento dos Jovens 2017-2018”, do Ensino Básico, constante do Plano Anual de Atividades do nosso Agrupamento, decorreu no dia dezoito de janeiro, a Sessão Escolar, com a presença dos 31 deputados, tendo sido elaborado o Projeto de Recomendação da Escola, que vai ser apresentado na Sessão Distrital.
Foram eleitos os deputados que representarão a nossa Escola na Sessão Distrital, no dia 5 de março:
Leonardo Miguel Ribeiro Raposo (lista D),
Maria Inês Almeida Gomes (lista B) e
Matilde Costa Esteves (suplente – lista H).
O deputado: Tomás Dinis Cravo Fonseca (lista B), foi eleito candidato à mesa da Sessão distrital.
NB: É de referir que os alunos se comportaram de forma exemplar, evidenciando o desenvolvimento de uma cidadania responsável. (ver o projeto de recomendação)
A Coordenadora do Projecto: Margarida Maria Silva Dias

