Hipoterapia: Um caminho para a Reabilitação…

Os alunos, que frequentam a Unidade Especializada do Agrupamento de Escolas de Sátão, beneficiam de uma atividade que, para além de os fascinar, é algo que contribui de forma muito positiva para o seu desenvolvimento. Estamos a falar de HIPOTERAPIA.

Durante as manhãs de terça-feira, deslocam-se ao Centro Hípico de Rio de Loba, alunos que frequentam a Unidade de Multideficiência para sessões de hipoterapia. As sessões são individuais e, regra geral, são de 20 minutos. O transporte é assegurado pela Câmara Municipal, nosso parceiro neste e em outros projetos, e que os leva semanalmente a esta atividade. Para estes alunos, estas saídas, representam pontos altos nos respetivos quotidianos e a alegria deles é espantosa e muito gratificante.

Porquê hipoterapia?

A hipoterapia é um recurso terapêutico, rico em estímulos motores, sensoriais, emocionais e cognitivos. Utiliza-se o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e transdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, procurando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ ou com necessidades especiais. O seu andamento a passo produz cerca de 60 a 75 movimentos tridimensionais por minuto, equivalentes aos da marcha humana neurofisiologicamente normal. A fisionomia do seu dorso proporciona um correto posicionamento sentado e proporciona ao Sistema Nervoso Central (SNC) um grande aporte de estímulos sensoriais.

O movimento tridimensional é variável, repetitivo, com ritmo e cadência no qual se pode graduar a intensidade e a quantidade de informações sensoriais ao paciente

Enquanto montado, em movimento, através dos andamentos do cavalo (passo, trote e galope), o SNC apresenta uma intensa ativação sináptica através dos sinais de input e output que favorecem os ajustes posturais, motores, respiratórios entre outros, permitindo que o paciente permaneça em “alerta” facilitando a aprendizagem, memorização, concentração, cooperação, socialização, organização esquema corporal, aquisição de estruturas tempo-espaciais, assim como, o equilíbrio, a tonificação muscular e a comunicação verbal e gestual.

O trabalho da perceção espacial e do esquema corporal é baseado nas sensações táteis, vestibulares e propriocetivas. A pessoa, na hipoterapia experimenta os sentidos da visão, olfato, tato, audição com acentuada intensidade.

O terapeuta e o cavalo estimulam, desenvolvem e integram estes sentidos objetivando a organização da informação sensorial assimilada e das acomodações corporais, o ritmo e o movimento.

Na hipoterapia, o apoio físico é dado pelo cavalo através da sua massa corporal e o apoio psicológico pelo terapeuta através do contacto físico, jogo de olhares, linguagem simples e tranquilizadora. O cavalo assume simbolicamente a função protetora (mãe) que transmite calor, ritmo, balanço, massa corporal e apoio.

Analisando o cavalo verifica-se que ele é um ser vivo rico em informações e comunicação, propriedades necessárias para a estimulação da integração social.

Como resposta terapêutica os resultados são benéficos pois estes pacientes apresentam aumento da tolerância (menos irritadiços), satisfação pessoal demonstrada através de sorrisos e risos, melhoria da perceção corporal, atenção, maior proximidade e contacto com o animal (condução e cuidados) como também aceitação ao contacto físico e visual e diminuição dos movimentos estereotipados, transformando-os em movimentos funcionais. A fala apresenta-se mais contextualizada e com maior facilidade em expressar seus desejos.

A todos os que proporcionaram esta atividade uma realidade na vida destes alunos, o nosso Bem-haja.