DIA DA EUROPA 09_05_2023

DIA DA EUROPA

O Dia da Europa celebra-se todos os anos a 9 de maio, aniversário da assinatura da “Declaração Schuman” em 1950, que propôs uma nova cooperação política na Europa, com o intuito de impedir novas guerras entre os países europeus. Neste dia, que é considerado como o início da atual União Europeia, festeja-se a paz, solidariedade e a unidade dos países do continente. Numa altura em que os valores da paz e da unidade são uma vez mais postos à prova, celebrar este dia junto das futuras gerações reveste-se de uma importância acrescida.

O Clube Europeu do AES associou-se às celebrações desta data histórica nas suas escolas com atividades diversas. Na Escola Secundária Frei Rosa Viterbo (ESFROV) os alunos do Clube organizaram uma exposição com informação sobre as instituições e lideranças europeias, bem como sobre os valores e objetivos da união. Também foi disponibilizada informação sobre as oportunidades que a União Europeia tem disponíveis para os jovens, como os estágios, bolsas, intercâmbios e bilhetes de comboio grátis para conhecer a Europa. Os professores de Francês organizaram uma exposição de maquetes elaboradas pelos seus alunos do 7º e 8º ano representando monumentos e figuras emblemáticas dos países francófonos da EU. Durante o intervalo grande pode ouvir-se o hino da Europa e, simbolicamente, foi colocada a bandeira da União.

As celebrações passaram igualmente pelas outras escolas do Agrupamento sendo que na Escola Básica Ferreira Lapa (EBFL)o núcleo do Clube Europeu organizou uma exposição sobre diversos países europeus e, na Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves os alunos do Clube elaboraram uma instalação com informação sobre as instituições europeias e com os valores que eles, jovens, gostariam de ver presentes na Europa do Futuro. Durante o intervalo da manhã, numa organização do Grupo de Geografia, foi tocado o hino da Europa e foi içada a bandeira nos mastros da escola na presença de alunos e professores.

Pequenos gestos, muitos deles simbólicos, para lembrar aos mais jovens da importância da manutenção e reforço dos valores solidários, humanistas e pacifistas que guiam o espírito europeu há mais de 70 anos.

Equipa ERASMUS+

#diadaeuropa