Visita de estudo a Madrid

Visita de estudo a Madrid

No dia 15 de maio, pelas 6:20 da manhã, saímos da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo em direção a Madrid, Espanha. 

Às 14h00 horas de Espanha, chegamos ao Parque de el Buen Retiro, onde almoçamos ao ar livre. Logo depois, tivemos uma visita guiada por Madrid, onde vimos vários monumentos e pontos de interesse, dos quais destacamos: puerta Alcalá, Estación Atocha, Fuente Cibeles,  Palacio Cibeles, estadio Santiago Bernabéu, torres Kio, puerta Europa, templo de Debod, Plaza de España, Plaza Mayor, Km 0, Palacio Real e Catedral de Almudena.  

Seguimos para o hotel onde jantamos e nos acomodamos nos respetivos quartos. 

Na manhã seguinte, ...

fomos ao Parque Europa onde pudemos ver várias réplicas de monumentos de 19 países europeus, como a Torre Eiffel e a nossa emblemática Torre de Belém. Aí, fizemos várias atividades em língua castelhana, desde cantarmos a música que fizemos para a visita de estudo, a cantarmos e dançarmos outras músicas espanholas. Junto de cada monumento, em grupos, tínhamos que tirar uma fotografia original ou fazer um vídeo com algo relacionado com esse monumento ou país. 

Almoçamos no centro da cidade e fomos visitar o museu Thyssen. Nesse museu fizemos um jogo de “caça ao quadro” e pudemos apreciar diversas obras de arte de grandes nomes como Miró e Picasso, entre outros. De seguida, visitamos o Parque de El Retiro e o Palácio de Cristal. Quem quis, teve a oportunidade de andar nos barcos do lago deste parque. Seguimos para a continuação da descoberta da cidade, onde tínhamos várias situações comunicativas para realizar junto dos “nuestros hermanos”. Tivemos também a oportunidade de fazer algumas compras e trazer uns “recuerdos”. Nesse dia, jantamos no centro da cidade e fizemos, de seguida, um passeio pelo Mercado de San Miguel, Plaza Mayor y algumas ruas do centro.  Voltamos ao hotel.  

No dia 17 de maio, após o pequeno-almoço, visitamos o Museu Geominero, resolvendo um quiz durante a visita. Vimos desde rochas até aos minerais mais brilhantes, sem esquecer os vários fósseis.  

Almoçamos já em Segóvia, vimos o emblemático aqueduto desta Cidade Património da Humanidade, fizemos um percurso pelos principais pontos de interesse: judería, Plaza Mayor, Catedral, Alcázar e Acueducto. Compramos os últimos “recuerdos” e despedimo-nos da emblemática estátua do diabo. que segundo a lenda, construiu o imponente aqueduto.  

Durante esses 3 dias, interagimos com a população espanhola, desenvolvemos ainda mais a nossa expressão oral em língua espanhola, fizemos novos amigos espanhóis com os quais estamos agora em contacto e fizemos também novas amizades com colegas nossos que quase só conhecíamos de vista.  

Agradecemos à nossa professora de espanhol e aos professores que nos acompanharam e foram impecáveis.  

Agora temos que terminar os nossos diários de viagem e esperar pela próxima aventura…  

Os alunos do 10ºB, 11º A, 11º D e 12ºA 

Nota: Os alunos de inglês do 11º D, fizeram a visita de estudo junto com os seus colegas de turma que têm espanhol e realizaram as atividades em língua inglesa, tendo por isso mesmo uma outra experiência para partilhar. Assim, decidimos criar um padlet para que os alunos, que assim entendam, possam partilhar com toda a comunidade escolar, as suas vivências nesta aventura de aprendizagem.   

                                   https://padlet.com/anafonseca1/xs4zuv0y4tgj

AGRADECIMENTOS: Agradecemos o apoio e patrocínios para as t-shirts que levamos até Madrid:

  • da nossa Diretora, professora Helena Castro;
  • do arquiteto Bernardo Cabral de Carvalho;
  • da Casa Rebelo;
  • dos Alumínios – fsal;
  • da Vítor Rocha Unipessoal;
  • do Lar Residencial Sol;
  • da Carpintaria Cândido Martins Pereira & Filhos, Lda;
  • da Soraia Filipa Beauty Lounge & academia;
  • da Policlínica do Sátão;
  • das juntas de freguesia de Rio de Moinhos, Romãs, Demercilo e Vila Boa, São Miguel de Vila Boa e Ferreira de Aves e
  • da Gráfica Satense.

Plano Anual de Atividades

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista"Sacola"

1º período (jan. 2022)

Revista "Sacola"

3º período (junho 2022)


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen