Plano Anual de Atividades

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista "Sacola"

1º período (jan. 2024)

2º período (junho. 2024)

 


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comunicado à comunidade escolar

Comunicado à comunidade escolar

Na sequência da identificação de um caso confirmado de COVID-19 num aluno do 10º ano na Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, solicitamos a toda a comunidade educativa o reforço das medidas de prevenção da infeção por SARS-CoV-2/COVID-19.


O SARS-CoV-2 é um vírus transmitido, essencialmente, pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias de uma pessoa doente por COVID-19. Após esta exposição, os sintomas podem-se desenvolver até 14 dias desde o último contacto, sendo estes predominantemente de natureza respiratória, como tosse, dificuldade respiratória e febre (>38ºC). Também, podem coexistir outros sintomas, como odinofagia (dor de garganta) e dores musculares generalizadas, perda do paladar ou do olfato, diarreia, dor no peito e dor de cabeça, entre outros. A pessoa doente pode também não apresentar sinais ou sintomas. 

Perante a ocorrência de um caso ou surto por COVID-19, as principais medidas de controlo são o diagnóstico precoce, o isolamento dos casos e o rastreio de contactos.    

• Os casos confirmados por COVID-19 devem ficar em isolamento até à cura, caracterizada por ausência completa de febre (sem recurso a medicamentos antipiréticos) e melhoria significativa dos sintomas durante 3 dias consecutivos com um teste laboratorial (rRT-PCR) negativo (sem internamento hospitalar) ou 2 testes laboratoriais (rRT-PCR) negativos (com internamento hospitalar), realizado, no mínimo, 14 dias após o início dos sintomas;  

• Os contactos classificados como de alto risco deverão ficar em isolamento profilático durante 14 dias desde a última exposição, sendo submetidos a teste laboratorial (rRT-PCR);  

• Todos os casos e contactos a quem for determinado isolamento devem regressar às atividades letivas ou laborais, apenas por nossa indicação;  

• Os contactos classificados como de baixo risco deverão manter as suas atividades letivas e laborais normais, realizando a automonitorização do seu estado de saúde para sintomas sugestivos de COVID-19.  

Como medida cautelar de saúde pública, reforça-se a implementação das medidas de prevenção e higienização previstas no plano de contingência do Agrupamento de Escolas de Sátão.

Solicitamos a toda a comunidade educativa o reforço das medidas de prevenção da infeção por SARS-CoV-2/COVID-19, em especial: 

  •  Vigilância diária de sintomas, com medição da temperatura 2 vezes por dia - caso alguma criança ou funcionário apresente sintomas, não deve comparecer na escola sem contactar telefonicamente a linha SNS24 (808242424), o médico assistente ou a autoridade de saúde, devendo seguir as instruções dos mesmos. Caso já esteja na escola, deverá ser encaminhado para isolamento e seguir os procedimentos constantes no Referencial Escolas - Controlo da transmissão de COVID-19 em contexto escolar; 
  •  Utilização correta de máscara conforme recomendações;
  •  Higienização correta e frequente das mãos; 
  • Reforço da limpeza, desinfeção e arejamento dos espaços. 

Devem manter o cumprimento rigoroso das restantes medidas, constantes nas orientações da DGS e no Referencial Escolas - Controlo da transmissão de COVID-19 em contexto escolar.


Para mais informações, recomenda-se a consulta do site https://covid19.min-saude.pt/.

 

Sátão, 14 de outubro de 2020

A Diretora

Helena Castro

 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen