Dia Internacional da Família: 15 de maio

Dia da Internacional da Família

Na semana de 11 a 15 de maio, os alunos do 2º ciclo da EBFL e EBIFA foram convidados, pelos professores, a assinalar o Dia Internacional da Família, que se celebra a 15 de maio, desde 1993. Este dia promove a reflexão e a discussão acerca do conceito de família nas sociedades do mundo inteiro e serve, também, para refletir sobre os problemas económicos, sociais e culturais que afetam as famílias.
Cada professor teve o cuidado de preparar as aulas e as tarefas a enviar, com o objetivo de levar os alunos a refletir na importância da FAMÍLIA na sociedade, sobretudo em situações anómalas como a que vivemos, neste momento. Foi uma semana de PARTILHA de emoções, de trabalhos, mas sobretudo, de TEMPO com os seus familiares.
O feedback que se obteve ultrapassou muito as expectativas iniciais, pois nesta modalidade de Ensino á Distância, é muito difícil gerir e orientar os alunos.

No entanto, com a ajuda dos familiares e a articulação (ainda que digitalmente) entre professores e alunos, o objetivo foi claramente atingido. Resultaram trabalhos lindíssimos.

Houve pais a cantar com os filhos; avós em dueto com os netos; entrevistas lindas aos avós, presencialmente e ao telefone; dramatização de histórias com a ajuda dos familiares; plantação de árvores e batismo das plantas lá de casa; construção de molduras e desenhos da família; caminhadas em família por sítios lindíssimos; fizeram-se contas para calcular as quantidades de ingredientes a usar na confeção de um bolo; pesquisou-se como viviam as famílias antigamente e fez-se uma análise das diferenças encontradas com as  dos nossos dias; fizeram-se descrições, em Inglês, de um parente especial; refletiu-se no modo como as famílias se ajustaram a estes tempos de Covid-19.

“Foi, sem dúvida, uma atividade muito bem recebida por toda a comunidade. Num momento em que não há convívio social físico, foi conseguido colocar toda estas pessoas em contacto e a mostrar talento.

O ensino/aprendizagem, a motivação, a autoestima, o sentido crítico, a criatividade e a felicidade passam muito por estas coisas. Esta é verdadeiramente uma Escola de “flexibilidade curricular”. Parabéns a todos, professores, alunos e familiares por esta grande capacidade de adaptação.“

(Coordenador de Estabelecimento da EBFL – José António Gomes)