Dia da saúde mental 10_10_2019

Em 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS) dedica o Dia Mundial da SAÚDE MENTAL ao tema Dignidade na Saúde Mental e Psicológica para Todos.
A saúde mental e psicológica é uma parte integral da saúde do ser humano, não há saúde sem saúde mental.
Neste sentido, fica o convite para explorarem o seguinte vídeo sobre esta temática: "Os Jovens e a Saúde Mental"
Aqui estão alguns hábitos sociais e emocionais importantes para o bem-estar mental e psicológico:
 A adoção de padrões de sono saudáveis;
 A prática de exercício físico regular;
 A manutenção de uma alimentação saudável;
 O desenvolvimento de competências socioemocionais, de gestão de conflitos e de resolução de problemas;
 E aprender a gerir emoções.
Os ambientes de apoio na família, na escola e na comunidade em geral são também determinantes para um desenvolvimento saudável.

Os problemas de saúde mental e psicológica não “passam com a idade” nem se resolvem sozinhos.                  SPO/EPS

Assim, é importante estar alerta aos seguintes sinais/mudanças no comportamento das crianças ou dos adolescentes:
• Comportamento agitado;
• Chegar constantemente atrasado e faltar às aulas;
• Baixar o seu rendimento escolar;
• Isolamento (parece passar muito tempo sozinho/tem poucos amigos) e falta de interesse pela interação com os outros;
• Medo, preocupação ou ansiedade excessivas;
• Sentimentos de tristeza duradouros;
• Ficar facilmente irritado ou zangado sem razão aparente;
• Agressividade contra si próprio ou contra os outros (ex: auto mutilar-se, envolver-se em lutas e brigas com os colegas, usar armas);
• Cansaço, perda de energia e falta de interesse pelas atividades habituais;
• Baixa autoestima;
• Comportamentos perigosos como ingestão abusiva de álcool ou de outras substâncias psicoativas.

A desvalorização dos problemas de saúde mental e psicológica podem levar a problemas mais graves (ex: insucesso escolar, conflitos familiares, dificuldades de relação com os outros, adições, agressividade, criminalidade).
Por isso, quando alguma criança ou adolescente gera preocupação, deve-se procurar ajuda especializada nos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO).

Mais esclarecimentos em:
Ordem dos Psicólogos Portugueses