
Dia Mundial do AMBIENTE
O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho. A sua comemoração tem como objetivo destacar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de o proteger.
O meio ambiente envolve todas as coisas com vida e sem vida, entre as quais: os animais, a vegetação, os microrganismos, a água, a atmosfera, o solo e as rochas.
Devido ao aumento da população mundial, às mudanças sociais, e principalmente à poluição e suas consequências, nunca se falou tanto de problemas ambientais como atualmente.
O consumo exagerado de alguns produtos e a poluição estão a comprometer de forma grave o equilíbrio ambiental.
Algumas das consequências da poluição ambiental (do ar, da água, do solo) são: redução da camada de ozono, contaminação das águas e dos solos, aumento do efeito de estufa, formação de chuvas ácidas, alterações no clima, degelo, desflorestação, o esgotamento de recursos naturais, a perda de biodiversidade, entre outras.Tudo isto está a afetar a saúde humana e de outros seres vivos.
A qualidade de vida depende do ambiente natural, onde os recursos são limitados e nós dependemos deles.
É necessário ter consciência de que um desenvolvimento sustentável implica não apenas o desenvolvimento económico, mas também o desenvolvimento social e pessoal, tendo presente as necessidades das gerações atuais sem prejudicar as gerações futuras. Precisamos de ter presente a política dos “8Rs”: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar, Recusar, Reparar, Responsabilizar, Repensar.
A poluição/destruição do ambiente pode parecer complexa, mas todos nós podemos fazer a nossa parte para reduzir este problema.
A ação individual de cada pessoa, pode parecer inútil diante de um problema tão sério e tão imenso, mas a multiplicação de ações dos milhões de pessoas do mundo (de cada um de nós) pode fazer a diferença.
Algumas medidas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente:
Para além de medidas a serem tomadas pelos países/governos/autarquias, pequenas atitudes que cada um de nós pode e deve fazer no dia-a-dia podem fazer muita diferença para preservar o meio ambiente.
