O que nos liga ao mundo – intervir perto para chegar longe

Continuando a apostar na melhoria dos espaços escolares, a equipa pedagógica das turmas do 5º A e B apoiou os seus alunos no desenvolvimento de um trabalho de natureza transversal, um projeto sugerido e desenvolvido por eles, uma condição necessária para o desenvolvimento de aprendizagens significativas e interventivas na comunidade.
Nesta articulação curricular teve-se em conta a singularidade educativa das várias disciplinas. As atividades desenvolvidas estiveram direcionadas para: a construção de uma escola como espaço de Educação para a Cidadania onde se garanta um clima de escola propício ao processo de ensino e aprendizagem; o desenvolvimento de competências solidárias e interculturais; competências associadas ao Desenvolvimento Pessoal e Autonomia dos alunos e, ainda, o desenvolvimento da sensibilidade estética e artística dos alunos.
A atividade que, ao longo do 2º período, mais ocupou os alunos, foi a melhoria da sala de convívio da Escola Básica Ferreira Lapa ...

com a criação de um espaço de leitura informal a que denominaram (Con)Viver com livros.Este “cantinho” foi sendo concretizado com a dádiva de livros, de uma carpete, de sofás confortáveis e de almofadas coloridas. Elaborou-se o regulamento da utilização do referido cantinho e dos livros e na disciplina de TIC realizaram cartazes de divulgação do espaço. Concluiu-se que a sala de convívio continuava um pouco fria e impessoal e os grupos de trabalho puseram mão à obra. Cada grupo de trabalho foi o responsável por uma das obras de arte que vão decorar a sala de convívio enchendo-a de cor e alegria, como todas as escolas devem ser. As telas foram decoradas também com restos de papéis, botões e outros materiais que teriam como destino o lixo. Com papéis velhos também se fizeram borboletas que, presas num fio de coco, voam do teto da sala de convívio.

É ver os alunos sentados no sofá com um livrinho na mão e, às vezes, também com o telemóvel. Esquecem-se que é um cantinho da leitura. Mas vamos perdoando. Afinal, o que interessa é que se sintam felizes e confortáveis.

A equipa pedagógica do 5º A e 5º B