Cinema Sensorial

VAMOS AO CINEMA?

No Centro de Apoio à Aprendizagem 1, instalada na EB1 de Sátão, decorre a atividade de “Cinema Sensorial”.
Esta atividade vai ao encontro do Decreto-Lei número 54/2018 que veio trazer uma nova dinâmica aos contextos educativos e à promoção da inclusão em contexto escolar. No nº 6 do 13º artigo estipulam-se como objetivos dos CAA: a qualidade da participação dos alunos nas atividades da turma e nos outros contextos; a criação de recursos de aprendizagem; desenvolvimento de processos de adaptação ao contexto escolar; criação de ambientes ricos em interação fomentadores da aprendizagem, entre outros. Assim, tendo em consideração os equipamentos disponíveis no Centro de Apoio à Aprendizagem 1 e à própria dinâmica do Agrupamento, têm vindo a realizar-se atividades inclusivas em que participam os alunos apoiados nesse CAA e alunos das respetivas e de outras turmas, com os quais interagem no dia-a-dia nos contextos escolares.
As sessões de Cinema Sensorial,... 

com uma duração aproximada de 30 minutos, constam de um filme de animação de curta-metragem, com elevada componente sensorial (som, imagem) e baixa componente cognitiva, associados ao ambiente Snoezelen da sala e à interatividade proporcionada pelos professores, auxiliares, terapeutas CRI da APPACDM. A este nível a sensibilização para a interação com o outro e para a perceção das necessidades e capacidades de cada um, num ambiente prazeroso, serão também objetivos desta atividade.

Desde o dia 31 de janeiro até ao dia 8 de fevereiro, já entraram na nossa sala, 112 pessoas.

Esta atividade integra-se também na Medida 5, “ Inclusão Cultural e Cidadania”, do PNPSE e pretende ser mais um meio facilitador de inclusão.

Convidamos todos aqueles que se queiram juntar a nós para uma experiência diferente.

 

Fernanda Paixão

Próximas Atividades

Sem eventos

Plano Anual de Atividades

Revista "Sacola"

1º período (dez. 2018)

2º período (março 2019)

3º período (junho 2019)

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen