Agrupamento de Escolas de Sátão

Apoio às escolas

Apoio às Escolas

A Direção-Geral da Educação (DGE) construiu este sítio, com um conjunto de recursos para apoiar as escolas na utilização de metodologias de ensino a distância que lhes permitam dar continuidade aos processos de ensino e aprendizagem.

Este apoio deverá permitir a todas as crianças e jovens:
     - manter contacto regular com os seus professores e colegas;
     - consolidar as aprendizagens já adquiridas;
     - desenvolver novas aprendizagens.

Perto ou longe, a Educação é um direito!

Inscrições para os exames nacionais 2020

O Júri Nacional de Exames emite as seguintes orientações para a inscrição dos alunos nos Exames Nacionais:

1. As escolas procedem à disponibilização de boletins de inscrição (modelo EMEC), em formato editável nas suas páginas eletrónicas;

2. Os alunos, ou os seus encarregados de educação, descarregam, preenchem e enviam o referido boletim, devidamente preenchido, para o correio eletrónico da escola; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

3. No caso de o aluno já dispor do boletim EMEC, poderá, em alternativa ao procedimento descrito em 2., proceder ao seu preenchimento, digitalização e envio para o correio eletrónico disponibilizado pela escola;

4. Os alunos deverão, igualmente, enviar o pedido de atribuição de senha efetuado na página eletrónica da Direção-Geral do Ensino Superior – em www.dges.gov.pt (cf. ponto 33 do Guia Geral de Exames 2020).

Informa-se que foram publicados os seguintes documentos do JNE.

• JNE - Boletim de Inscrição Editável Ensino Básico
• JNE - Boletim de Inscrição Editável Ensino Secundário
• JNE - Instruções Preenchimento Boletim Editável - Inscrições Secundário
• JNE - Instruções Preenchimento Boletim Editável - Inscrições Básico
• JNE - Lista de Códigos Provas Finais e Provas Equivalência Frequência- Básico
• JNE - Lista de Códigos Exames Finais e Provas Equivalência Frequência - Secundário
• JNE - Tabela Cursos ES
• JNE - Comunicação Nº 3 JNE
• JNE - Comunicação n.º 2_JNE_2020     


Caros alunos e alunas:

Na sequência da medida de encerramento das escolas, e conforme orientações exaradas do Ministério da Educação, informamos os alunos e alunas do modo de funcionamento da escola durante este período até 13/04:

FUNCIONAMENTO GERAL :

- O contacto com a escola deve fazer-se, para questões administrativas imprescindíveis:
- por telefone - 232 98 01 00
- ou email - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

- Na eventualidade de existir informação pertinente sobre infeção com virus COVID-19, deve ser informada a direção:
- por telefone: 232 98 01 00
- ou email - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

ATIVIDADES LETIVAS - até 27/03

- Mantém-se o horário letivo. Os docentes contactarão os alunos/alunas por email, na hora prevista para a aula, de modo a fornecer informação de estudo e a propor atividades. Poderá também realizar-se alguma atividade de avaliação. Os/As docentes poderão, também, utilizar outras formas de comunicação, de modo a assegurar que todos os alunos/alunas recebem os materiais pedagógicos.

- Os alunos/alunas realizam as atividades e enviam aos/às docentes nos prazos determinados por estes. O cumprimento destas tarefas serve de comprovativo de presença.


RECOMENDAÇÃO: Os alunos devem permanecer em casa e evitar os contactos sociais, mantendo as regras de higiene que já conhecem. 

 

Votos de bom trabalho e boas aprendizagens.
A Diretora
Helena Castro
 

Semana da Leitura 2020 com o lema “Ler sempre. Ler em qualquer lugar”.

Semana da Leitura 2020 com o lema “Ler sempre. Ler em qualquer lugar”

Durante a semana de 9 a 13 de março, comemoramos a Semana da Leitura 2020 com o lema “Ler sempre. Ler em qualquer lugar”.

Estão programadas atividades que festejam a leitura como ato comunicativo, de liberdade e responsabilidade, um diálogo entre a literatura, a arte e a ciência, um espaço de encontro, criativo e colaborativo. 

A equipa das Bibliotecas Escolares convida toda a comunidade educativa a participar nesta celebração. 

 

Vídeo sobre a Escola Aberta: fev 2020

Divulgamos um vídeo sobre a Escola Aberta organizado por alunos do 10ºF 

APP´S na Escola

 

Horário 24 - Grupo 620 - Educação Física

Horário 24 - Grupo 620 - Educação Física

Lista de graduação

Resultados escolares obtidos nas provas finais e exames nacionais realizados nas escolas portuguesas em 2019

Resultados escolares obtidos nas provas finais e exames nacionais realizados nas escolas portuguesas em 2019.

O Portal Infoescolas foi atualizado recentemente.

O presente relatório apresenta alguns dos principais indicadores estatísticos sobre resultados escolares obtidos nas provas finais e exames nacionais realizados nas escolas portuguesas em 2019.


Os dados apresentados refletem o desempenho escolar dos alunos matriculados nas ofertas educativas que preveem a realização daquelas provas de avaliação externa, designadamente:


• Alunos do 9.º ano de escolaridade do ensino básico geral e dos cursos artísticos especializados;
• Alunos dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário.
 

 

Feira do Livro 2020

 

Caminhada Ecológica

Caminhada Ecológica

No dia 27 de fevereiro, os alunos dos segundo e terceiro ciclos da Escola Básica e Integrada de Ferreira de Aves - EBIFA - tiveram um dia muito preenchido, cansativo mas que os deixou felizes e de alma cheia com tanta diversão e convívio saudável.
Durante a manhã, assistiram a uma ação de sensibilização para a necessidade de respeitar e de proteger a floresta, dinamizada por elementos da GNR Escola Segura- destacamento territorial de Mangualde.
Depois do almoço, seguiu-se a Caminhada Ecológica que culminou na plantação de carvalhos na praia fluvial do Trabulo. Durante o percurso, munidos de espírito de grupo (literalmente, pois os grupos eram formados por alunos de todos os anos) de luvas e sacos, conseguiram fazer recolha de lixo de toda a espécie, que ia sendo depositado nos contentores encontrados ao longo do percurso. Podemos dizer que o caminho ficou muito mais limpo!
Chegados ao Trabulo, todos contribuíram para um Trabulo Mais Verde, com a plantação de carvalhos que foram cedidos pela CIM - Dão Lafões e outros que resultaram da germinação de bolotas recolhidas pelos alunos e que cuidaram nas aulas de ciências e na estufa. Antes da partida, os alunos apadrinharam os seus carvalhos, comprometendo-se a cuidar dos seus "afilhados" sempre que forem ao local.
Fica também a promessa de que os jardineiros do município de Sátão irão ajudar na tarefa de cuidar bem dos nossos "meninos" e que será colocada uma vedação num dos canteiros plantados. Posteriormente,será colocada no local uma placa a assinalar a atividade.
Este foi um pequeno passo dado no sentido de ajudar a Cuidar da Nossa Casa Comum. Esperamos que outros se sigam pois O Caminho Faz-se Caminhando! Agradecemos a excelente participação de TODOS os envolvidos!
 

MAIS QUERO ASN0 QUE ME LEVE QUE CAVALO QUE ME DERRUBE

MAIS QUERO ASN0 QUE ME LEVE QUE CAVALO QUE ME DERRUBE

No dia 20 de fevereiro, os alunos do 10º ano do Agrupamento de Escolas de Sátão tiveram a oportunidade de assistir à representação da peça Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, levada ao palco pela companhia Teatro Educação, no Cineteatro de Sátão.
Esta atividade teve como principais objetivos motivar os alunos para o estudo da obra, bem como proporcionar-lhes o contacto direto com o mundo da representação e do teatro.
O Grupo de Português agradece a todos os que, através da sua participação ativa, contribuíram para o sucesso da iniciativa, em particular aos docentes, aos alunos, aos Encarregados de Educação e à Câmara Municipal.


No dia 17 de fevereiro, o professor Carlos Paixão partilhou, generosamente, com os alunos do 12º ano, a sua experiência de contador de histórias. Partindo da sua obra, inspirada no quotidiano e no vasto conhecimento que tem do património oral, desafiou os alunos a valorizar as suas raízes como forma de assegurar e modelar a construção da(s) sua(s) identidade(s).

No final da conversa, todos aplaudiram e houve muitos que recordaram, com alegria, os momentos da infância partilhados com o professor, de quem, ainda hoje, dizem ter saudades. O professor Paixão prometeu voltar!

O Grupo 300 - Português

 

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 2º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 1º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

  • Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

Plano Anual de Atividades

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista"Sacola"

1º período (jan. 2024)

 

 


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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