“Trabalhos do 5º B sobre o 25 de abril”
As matrículas escolares para o ano letivo 2024/2025 começam a 15 de abril, com as matrículas para o ensino pré-escolar e 1.º ano do ensino básico.
As datas para as matrículas escolares no ano letivo 2024/2025 são as seguintes:
A renovação automática aplica-se aos 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade quando:
As matrículas e as renovações de matrícula para o ano letivo 2024/2025 são realizadas através do Portal das Matrículas. https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt
Para esclarecimentos adicionais pode contactar os Serviços Administrativos do AEde Sátão: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
(De acordo com a situação da criança/ aluno)
Formulário-Ficha Individual,devidamente preenchida e assinada-Pré-Escolar e 1º CEB
Fotografia atualizada
Cartão de cidadão do aluno, do pai, da mãe e Encarregado de Educação (se for diferente)
Declaração de Consentimento - Tratamento de dados, devidamente preenchida e assinada
Declaração de Abono de Família( Se beneficiar de escalão)
Boletim de vacinas
Comprovativo de residência e agregado família
Transportes Escolares – União de Sátão - Documentos a entregar:
Requerimento de adesão Passe gratuito devidamente preenchido e assinado
cópia do CC do aluno
fotografia tipo passe atualizada.
PLOGGING 2024: Alunos unem-se pela natureza
No dia 21 de março, em celebração ao Dia Mundial da Árvore, os alunos da Escola Frei Rosa Viterbo foram desafiados a participar numa atividade de recolha de lixo enquanto caminhavam. Para assinalar esta data especial e no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional (PAP), os alunos Mariano Cabral e Tiago Vieira do Curso Profissional Técnico de Multimédia do 12º F organizaram o 1º PLOGGING 2024, que decorreu durante as aulas de educação física das 11:25h às 13:10h.
O objetivo desta atividade vai além da limpeza do ambiente; visa também sensibilizar os participantes para a importância da preservação das árvores e do meio ambiente em geral.
O evento teve início na Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, às 11:25h, com a apresentação do percurso e o sorteio de camisolas relacionadas com o evento.
As turmas envolvidas nesta atividade foram o 8º A, 9º B, 10º E, 10º F, 11º F, 11º J, 12º F e 12º G. Participaram ativamente na atividade, contribuindo de forma significativa para o seu sucesso.
São dirigidos agradecimentos aos alunos e professores que aderiram a esta iniciativa.
Visita de estudo de EMRC 9º ano | Santiago de Compostela
Os professores de EMRC do Agrupamento de Escolas de Sátão adoram proporcionar aos seus alunos momentos ricos de fé e partilha. Os dias 22 e 23 de março não foram exceção.
Os alunos do 9º ano deste grupo juntaram-se aos colegas da diocese de Viseu e juntos rumaram até às terras de “nuestros hermanos”. Depois de uma pequena paragem na bonita cidade de Viana, seguimos até Vigo, onde a praia foi pequena para acolher este grupo de jovens cheios de boa energia. Debaixo de um calor abrasador seguimos até Santiago. A noite prometia animação e, na nossa opinião, não dececionou.
No 2º dia, o despertar foi bem cedo, o que permitiu apreciar o nascer do sol. Esperava-nos uma pequena caminhada pelos Caminhos de Santiago. O grupo enorme seguia com a bandeira de Portugal bem erguida. Um momento único de esperança para que esta fé nos guie no nosso caminho. Seguiu-se a Eucaristia do Peregrino na linda Catedral de Santiago. Regressamos então a Portugal com o coração cheio de alegria.
Foi uma viagem que proporcionou conhecimento, descoberta e união. Viemos todos cansados, mas de coração cheio e com laços de amizade bem firmes, sempre com esperança no futuro.
Que sigamos todos a luz dos caminhos de Santiago!
Ana Balula_9ºA Matilde Amaral_9ºB
Clube de Ciência Viva
O Clube de Ciência Viva assinalou, no passado dia 21 de março, o Dia Mundial da Árvore, com a plantação de oliveiras (Olea europaea) no recinto de algumas escolas do agrupamento (EB1, EBFL, EBIFA e ESFRoV).
As aprendizagens da Visita de Estudo a Belmonte
Na visita de estudo, no dia 18 de março, as turmas do 5ºA e 5º B andaram juntas. Visitámos, em primeiro lugar, o museu dos Descobrimentos. Aí aprendemos sobre a história de Portugal, especialmente sobre um navegador português que se chamava Pedro Álvares Cabral e da sua chegada ao Brasil. Nos ecrãs digitais pudemos obter informações sobre a higiene e alimentação dentro dos barcos e concluímos que eram muito más. Numa das salas podíamos observar os produtos brasileiros e noutra havia instrumentos musicais usados pelos africanos que foram levados para o Brasil. Também havia uma sala com uma prisão para os escravos e que mostrava como eles eram tratados. Numa das paredes estava uma imagem de um escravo a ser açoitado e havia uma grade com algemas em ferro para os prenderem.
De seguida, fomos ao museu judaico e a guia explicou-nos as diferenças entre católicos e judaicos. O museu era todo azul.
Depois, fomos a um castelo feito em pedra e, do alto da torre, observámos belas paisagens. Seguidamente, visitámos a Igreja de Santiago que ainda está em bom estado, apesar de uma parte ser uma construção do século XIII. No fim disto, fomos almoçar.
De tarde, visitámos o museu do azeite que foi uma experiência importante e, por fim, visitámos o Ecomuseu do Zêzere, onde aprendemos mais sobre este rio.
Demos uma volta à vila de Belmonte e comemos um gelado!
Lanchámos e voltámos para o Sátão. Foi um espetáculo! Alunos do 5º B
Visita de estudo inter-religiosa de EMRC a Lisboa e Figueira da Foz
Nos dias 23/24 de fevereiro e nos dias 1/2 de março, com os alunos dos 7º e 8º anos respetivamente, participámos na visita de estudo inter-religiosa de EMRC a Lisboa e Figueira da Foz.
No primeiro dia, assim que chegámos a Lisboa, visitámos o Centro Ismaili, onde a comunidade muçulmana realiza as suas atividades culturais, sociais e religiosas. Aqui, pudemos aprender mais sobre esta religião e percecionar como rezam na mesquita. Na parte da tarde dirigimo-nos à Sé Catedral e à Baixa de Lisboa, locais muito interessantes. O jantar foi no Centro Comercial Colombo, e depois, para descansar, encaminhámo-nos para o alojamento.
No dia seguinte, depois de tomarmos um bom pequeno almoço, fomos conhecer a comunidade hindu de Lisboa. Aqui, também, pudemos aprender mais sobre esta religião e contemplar como os hindus oram e fazem as suas oferendas aos deuses. Seguimos para o almoço, já na Figueira da Foz, onde, para acabar a visita de estudo em grande, tivemos a oportunidade de fazer atividades radicais no Parque de Aventura da Figueira da Foz.
Esta visita foi um excelente momento de convívio entre todos e aprendemos muito sobre outras religiões! Os alunos do 8º E
Dia Mundial da Árvore e/ou Dia Internacional das Florestas
A comemoração em Portugal é no dia 21 de março, tem como objetivo sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer para o equilíbrio ambiental e ecológico, quer para a própria qualidade de vida dos humanos.
As árvores são fundamentais para a vida na Terra:
Visita ao Museu dos Descobrimentos
No dia 18 de março visitámos Belmonte e tivemos uma aula diferente. No museu dos descobrimentos obtivemos muitas informações sobre a escravatura, sobre os índios brasileiros e sobre as viagens no mar. Gostámos de conhecer o mundo antes de nós e a vida do Pedro Álvares Cabral. O que mais gostámos foi da sala com o som e imagem do mar, do interior da nau, da sala que era espelhada, da sala que tinha palavras suspensas, dos adereços dos índios e da sala que lembrava a escravatura. Acho que gostámos de tudo!
Recomendamos a visita porque é interessante e é uma aula de história fora da sala de aula e assim aprende-se melhor.
Alunos do 5º C
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.