Ainda é necessário celebrar o Dia Internacional da Mulher ...
O GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO, no Domínio da Articulação Curricular, desenvolveu uma ação de sensibilização para promover a igualdade de género e os direitos humanos de todas as mulheres ...
Com efeito, pode questionar-se como é que no Sec. XXI ainda seja necessário celebrar o Dia Internacional da Mulher ...
É um dia que celebra as CONQUISTAS DAS MULHERES provenientes dos mais diversos contextos étnicos, culturais, socioeconómicos e políticos.
É um dia em que todos devemos refletir acerca do progresso a nível de direitos humanos, e HONRAR A CORAGEM E DETERMINAÇÃO DAS MULHERES que ajudaram e continuam a ajudar a redefinir a história, local e globalmente.
Apesar de todos os avanços relativos aos direitos das mulheres, nenhum país atingiu a igualdade plena entre homens e mulheres. Há um caminho a ser feito. Estamos melhor do que há 10 anos e muito melhor do que há 20. Mas falta fazer muito ...
E hoje vamos parabenizar um conjunto de MULHERES PORTUGUESAS que lutaram por um patamar de sucesso no mundo do DESPORTO ...
Mulheres desportistas que são um exemplo, em Portugal e no Mundo!
Projeto PAP: CineWorld - 3º episódio
Aqui está o 3º episódio de CineWorld. Desta vez damos a conhecer o filme “Sightless”. Um filme de drama e suspense, lançado na Netflix a 29 de setembro de 2020. Este filme baseia-se no livro Sightless: a valiant short story, de Joanna White. Um livro emocionante que narra os eventos que ocorrem com um homem que, para salvar as pessoas de máquinas assassinas, geneticamente modificadas em laboratórios, perdeu a sua visão. E é nesta condição que tem de lutar, a fim de evitar que as pessoas sejam massacradas… por máquinas assassinas! Contamos convosco nesta aventura, clique aqui para ver o 3º episódio.
Contratação
Informamos que se encontra aberto, pelo período de 10 dias úteis, a contar de 21 de janeiro de 2021, o procedimento concursal comum para o preenchimento de 2 contratos de 4 horas cada e 2 contratos de 3 horas em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo a tempo parcial, para prestação de serviço de limpeza, para exercer funções no Agrupamento de Escolas de Sátão.
Calendário Escolar
Face à interrupção das atividades educativas e letivas (entre 22 de janeiro e 5 de fevereiro) e à retoma das atividades letivas em regime não presencial (a partir de 8 de fevereiro), o calendário escolar sofreu alterações, através de despacho do Ministério da Educação, permitindo recuperar os 11 dias úteis da atual pausa letiva.
Calendário das provas de aferição, das provas finais de ciclo e dos Exames Nacionais
Alterações decorrentes do Despacho n.º 1689-A/2021 de 12 de fevereiro
Calendário das provas de aferição do Ensino Básico – 2º , 5º e 8º anos
Calendário das provas finais de ciclo – 9º ano (1ª e 2ª fases)
Calendário dos Exames Nacionais – Ensino Secundário 1ª Fase 2ª Fase
Dia Internacional da Língua Materna – 21 de fevereiro
Há dados que nos permitem dizer que existem cerca de 7000 línguas em todo o planeta, contudouma grande parte dessas línguas estão ameaçadas de extinção, correndo o risco de vir a desaparecer.
Sabe-se que apenas algumas centenas de idiomas receberam genuinamente um lugar nos sistemas educacionais e no domínio público, e menos de uma centena são usados no mundo digital.
O Dia Internacional da Língua Materna celebra-se, anualmente, a 21 de fevereiro e tem como objetivo primordial promover, preservar e proteger todas as línguas faladas pelos povos em todo o mundo.
Este dia foi proclamado pela UNESCO em 1999, sendo comemorado em todos os seus países membros.
A escolha do dia 21 de fevereiro para comemorar o Dia Internacional da Língua Materna serve para lembrar a todos os que habitam o nosso planeta da tragédia que ocorreu em fevereiro de 1952, na cidade de Daca, no Bangladesh. Nessa ocasião, vários estudantes foram mortos pela polícia enquanto protestavam pelo reconhecimento da sua língua - o bengalês - como um dos dois idiomas oficiais do então Paquistão.
Sendo as línguas, com as suas implicações complexas para a identidade, comunicação, integração social, educação e desenvolvimento, de importância estratégica para as pessoas e para o planeta, há que preservá-las e promover o seu uso de forma a que se criem oportunidades para avivar tradições, memórias, modos únicos de pensamento e expressão, como recursos valiosos que garantam um futuro melhor.
As línguas são dos instrumentos mais poderosos para preservar e desenvolver o nosso património tangível e intangível. Qualquer movimento que sirva para promover a disseminação das línguas maternas servirá para encorajar a diversidade linguística e a educação multilíngue, assim como para desenvolver uma consciência mais plena das tradições linguísticas e culturais em todo o mundo e para inspirar a solidariedade baseada na compreensão, tolerância e diálogo.
Também, nas nossas escolas, a língua materna é um instrumento facilitador da inclusão e, por esses motivos, devemos estar capacitados para o desenvolvimento de ações conducentes a uma melhor utilização e promoção da nossa língua materna e das línguas maternas que vão entrando no nosso quotidiano.
Com o decorrer dos anos, e devido a contextos que vão surgindo, há cada vez mais movimentos de populações o que vem mostrar-nos a importância da aprendizagem de línguas desde muito cedo.
O dia 21 de fevereiro serve, também, para nos recordar de que a nossa língua materna, o português, tem um lugar muito relevante no panorama mundial, ocupando a sexta posição na lista das línguas mais faladas em todo o mundo.
Por ocupar um lugar de destaque a nível mundial mas, sobretudo, por ser a nossa língua, aquela que dá voz aos nossos sentires, às nossas saudades, aos nossos desejos vamos, desde já, tratá-la como ela merece, usando-a sem parcimónia e com correção.
Deixamos-te aqui uma imagem e uma lista das línguas mais faladas pelo mundo…
1. Mandarim (chinês) (falantes – 885 milhões): Brunei, Camboja, China, Indonésia, Malásia, Mongólia, Filipinas, Singapura, África do Sul, Taiwan, Tailândia
2. Espanhol (castelhano) (falantes – 332 milhões): Andorra, Argentina, Belize, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guiné Equatorial, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Espanha, Uruguai, Estados Unidos, Venezuela
3. Inglês (falantes – 189 milhões): Austrália, Botsuana, Brunei, Camarões, Canadá, Eritreia, Etiópia, Ilhas Fiji, Gâmbia, Guiana, Índia, Irlanda, Israel, Lesoto, Libéria, Malásia, Micronésia, Namíbia, Nauru, Nova Zelândia, Palau, Papua-Nova Guiné, Samoa, Seychelles, Serra Leoa, Singapura, Ilhas Salomão, Somália, África do Sul, Suriname, Suíça, Tonga, Reino Unido, Estados Unidos, Vanuatu, Zimbabué e diversas ilhas das Caraíbas
4. Bengali (falantes – 189 milhões): Bangladesh, Índia, Singapura
5. Hindi (falantes – 182 milhões): Índia, Nepal, Singapura, África do Sul, Uganda
6. Português(falantes − 170 milhões): Angola, Brasil, Cabo Verde, França, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor
7. Russo (falantes – 170 milhões): China, Israel, Mongólia, Rússia, Estados Unidos
8. Japonês (falantes – 125 milhões): Japão, Singapura, Taiwan
9. Alemão (falantes – 98 milhões): Áustria, Bélgica, Bolívia, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Hungria, Itália, Cazaquistão, Liechtenstein, Luxemburgo, Paraguai, Polónia, Roménia, Eslováquia, Suíça
10. Chinês (falantes – 77,2 milhões): China
Profª Rosa Quinteiro