Concurso para o recrutamente de um Docente - Educação Física - 2º ciclo do ensino básico
Concurso para o recrutamento de um Docente - Matemática e Ciências da Natureza
Teatro: Auto da Barca do Inferno
Dia 15 de janeiro
Numa iniciativa do grupo de docentes de Português do Agrupamento de Escolas de Sátão, com a prestimosa colaboração logística da Câmara Municipal de Sátão, todos os alunos do 3.º Ciclo deste Agrupamento terão a oportunidade de assistir à representação de Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, texto dramático contemplado no currículo escolar do Ensino Básico.
A encenação, a cargo do grupo de teatro “Filandorra”, realizar-se-á no próximo dia 15 de janeiro, em duas sessões: 14h e 15h30m, no Cineteatro de Sátão.
Os diretores de turma e os professores de português das diferentes turmas prestarão os esclarecimentos adicionais.
Contratação de Escola
Está aberto concurso para o recrutamento, por contratação de escola ao abrigo do Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, de um técnico especializado (Lecionação de "Serviço de Cozinha e Pastelaria" - Curso de Restauração - variante de cozinha-pastelaria).
1. O prazo para a apresentação das candidaturas é de três dias úteis contados a partir da data de validação dos mesmos pela DGESTE (Direção de Serviços da Região Centro) e deverá ser concretizada na aplicação informática da contratação de escola da DGAE.
2. São requisitos de admissão, em cada concurso a detenção de habilitação técnica adequada ao exercício das funções docentes anunciadas e a apresentação de portefólio.
3. A apresentação de portefólio deve ser feita dentro do prazo do concurso, ou seja, até às 17:00 horas do terceiro e último dia útil previsto para a apresentação das candidaturas, por correio eletrónico através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
4. Constitui motivo de exclusão do concurso a não apresentação do portefólio dentro do prazo supra referido.
5. São critérios de seleção: (a avaliação do portefólio, com uma ponderação de 30%; a entrevista de avaliação de competências, com uma ponderação de 35%; o número de anos de experiência profissional na área, com uma ponderação de 35%, sendo, ainda, adotados os subcritérios que se apresentam na referida aplicação da DGAE com as respetivas subponderações.
Publicam-se os resultados obtidos no ato eleitoral decorrido no dia 2 de dezembro de 2013, referentes à eleição para os Corpos Diretivos da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Sátão.
Concorreram duas listas designadas por Lista M e Lista X.
Apuraram-se os seguintes resultados:
|
Escola Frei Rosa Viterbo |
Escola Ferreira Lapa |
Escola Ferreira de Aves |
Resultado Final no Agrupamento de Escolas de Sátão |
|
Nº |
Nº |
Nº |
Nº |
% |
|
Votos na Lista M |
62 |
76 |
12 |
150 |
24,2% |
Votos na Lista X |
214 |
157 |
78 |
449 |
72,5% |
Votos brancos |
3 |
0 |
0 |
3 |
0,4% |
Votos nulos |
16 |
1 |
1 |
18 |
2,9% |
Votantes |
295 |
234 |
91 |
620 |
100% |
Perante os resultados obtidos foram eleitos os elementos que constam da
Lista X
para os Corpos Diretivos da Associação de Estudantes.
DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR
Fumar mata. Mata aos poucos…
Todos sabemos que o tabaco contém substâncias prejudiciais à saúde, capazes de provocar doenças muito graves, mas se calhar não conseguimos imaginar o que apenas alguns cigarros são capazes de introduzir no nosso corpo. E a verdade é que basta um só cigarro para que as nossas vias respiratórias fiquem bem “manchadas” pelas tais substâncias que existem no fumo.
Na semana da comemoração do dia mundial do não fumador realizámos a experiência da “garrafa fumadora” e vimos como um só cigarro deixa marcas no algodão por onde passa o fumo. Estas marcas parecem muito pouco saudáveis. Imaginem o que farão no nosso organismo! Confesso que não estava à espera dos resultados.
Partilhamos com a comunidade educativa algumas imagens da nossa experiência. Não se esqueçam de multiplicar os efeitos pelo número de cigarros que um fumador consome por dia, mês e ano.
6ºB Rui Sousa
O direito de Associação dos Alunos é regulamentado pela Lei nº 23/2006, de 23 Junho:
- A Associação de Estudantes é um órgão importante na vida da escola, competindo-lhe de acordo com os seus estatutos desenvolver ações que:
•promovam a representação de estudantes nos diferentes domínios da vida escolar, defendendo os seus interesses;
•promovam a formação cívica, física, cultural e científica da comunidade estudantil;
•defendam e promovam os valores fundamentais do ser humano;
•incrementem a cooperação na discussão dos problemas educativos da escola e do país.
Informações sobre o processo eleitoral para a Associação de Estudantes e as proposta de alteração dos estatutos estão disponibilizadas aqui.
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.