Caminhada Cultural: “Casa do Paço, Castelo e Convento de Santa Eufémia”

A radiosa manhã de sábado, 24 de fevereiro, foi aproveitada por mais de meia centena de caminhantes para concretizar mais uma Caminhada Cultural, organizada pelo Agrupamento de Escolas e pela Câmara Municipal de Sátão, no âmbito da Medida 5, Inclusão Cultural e Cidadania, do Plano Estratégico de Promoção do Sucesso Escolar.
Desta vez a os caminheiros, guiados pelo professor Carlos Paixão, saíram do Largo da Feira, em Lamas, seguiram pelo antigo caminho das Quintas, em direção à Casa do Paço. Aí, a paragem foi demorada, para uma abordagem a diversos momentos da História de Portugal que entroncam com este espaço nobre do património do concelho de Sátão.

Desceu-se, depois, pela Levada de São Miguel e subiu-se ao encontro da capela da Senhora de Guadalupe.

Andou-se mais rápido até ao Castelo. Parou-se junto da capela de Nossa Senhora dos Remédios para admirar a frontaria e no meio dos campos para descobrir uma lagareta.

Na igreja de Santo André, para além da beleza do portal românico, houve o privilégio de admirar o painel pintado que esconde o trono onde se ergue a escultura do padroeiro. Descobriu-se o São Pedro nos caixotões do teto, o anjo que monta o dragão e a beleza da porta do sacrário. O altar de São Miguel foi outra das atrações.

Visitou-se o pelourinho, o mais belo dos nichos da Via-Sacra e não se esqueceu o brasão dos Duques do Cadaval.

Encontrado o caminho florestal que faz ligação à Veiga, desceu-se até ao Convento de Santa Eufémia, onde se conheceu a história e se ouviram algumas histórias, das suas origens e das vivências de outras eras.

O regresso fez-se a direito, até ao local de partida.

No entanto, duas dezenas de viandantes acharam por bem encerrar a manhã no “Camponês” com uma saborosa vitela na padela e um bom prato de arroz-doce, pois o património também se serve à mesa.