Visita de estudo ao Porto 8º ano

Visita de estudo ao Porto

No âmbito das disciplinas de História, Geografia e Ciências Naturais, 94 alunos do oitavo ano de escolaridade, do nosso Agrupamento de Escolas, acompanhados de nove docentes efetuaram no dia 21 de abril uma visita de estudo ao Porto.

Durante o período da manhã os alunos efetuaram uma viagem de barco ao rio Douro e puderam observar 6 pontes emblemáticas da cidade invicta, o casario e as caves que se estendem ao longo das margens do rio.

(ver fotos da visita)

O almoço foi no Mac Donalds da Avenida dos Aliados, um espaço arquitetónico impar. Durante o período da tarde foi realizado um percurso pedonal pela Baixa do Porto e os alunos foram efetuando paragens junto aos locais mais relevantes: o Café Magestic, um exemplo da Arte Nova, a Estação de S. Bento com os seus azulejos e cobertura em ferro, característico do final do século XIX e, finalmente o Museu “World of Discoveries. Em relação a este último espaço alguns alunos mencionaram:
“ O momento que mais me marcou foi a viagem de barco, pois nela pude observar como Portugal avançou nos descobrimentos, o que conquistou e como fez para conquistar os diferentes povos.” Ricardo Correia 8ºA;
“é um museu que nos apresenta os descobrimentos de uma forma dinâmica atrativa. Podemos aprender muito e ao mesmo tempo divertimo-nos“ Martin 8ºB;
“ Um dos momentos que mais me marcou, foi ver como os marinheiros viviam em tão fracas condições nos barcos e durante tanto tempo. Fiquei a saber mais sobre os descobrimentos, as imagens que estavam no museu eram muito realistas” Maria Ferreira 8º C.
Os alunos tiveram um comportamento correto e adequado que muito satisfez o esforço dos professores promotores desta atividade. Também queremos agradecer a todos os docentes, em particular aos directores de turma que prontamente se disponibilizaram em acompanhar os alunos e finamente um agradecimento ao apoio da Câmara Municipal de Sátão.