Visita de Estudo a Lisboa: FUTURÁLIA 2016

No passado dia 16 de março, decorreu mais uma visita de estudo a Lisboa pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Sátão. Esta iniciativa envolveu as turmas do ensino regular dos 9º e 12º anos de escolaridade, do Curso Vocacional – Manutenção, do Curso Profissional Técnico de Multimédia e do Curso Profissional Técnico de Restauração - Cozinha e Pastelaria.

Após a chegada ao Parque das Nações, os alunos exploraram o evento FUTURÁLIA 2016 - Oferta Educativa, Formação e Empregabilidade,na FIL. Aqui tiveram oportunidade de recolher informação impressa, trocar impressões com alunos e professores das instituições de ensino e de formação profissional representadas, observar demonstrações de produtos, tecnologias e atividades desenvolvidos pelas mesmas e até de participar em algumas ações e passatempos promovidos. (ver fotos)

Foi uma atividade útil para conhecer cursos e profissões e definir escolhas vocacionais para o seu futuro.

Na parte da tarde, de acordo com o nível de ensino e o curso frequentados, os alunos deslocaram-se a diferentes locais, desenvolvendo atividades diferenciadas de acordo com os conteúdos programáticos das disciplinas que estudam, nomeadamente Português, História, Marcenaria, Biologia e Geologia.

“À barca, mortais!” Foi assim que, a partir da 14 horas, os alunos do 9º ano foram recebidos pela produção Ar de Filmes, no piso superior dos Claustros do Mosteiro dos Jerónimos, para assistirem à representação do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. O enredo da peça, como se sabe, é divertido, mas os atores souberam entreter ainda mais e “prender” a atenção dos alunos e também a dos turistas que por ali passavam e, curiosos, observavam a reação hilariante dos que assistiam ao teatro – os espetadores privilegiados do Agrupamento de Escolas de Sátão. Foi ver para… divertir e, de cena a cena, os atores, em cima de escadotes ou circulando à volta dos alunos (interagindo com eles, sobretudo o Diabo, com a sua malícia, e o Parvo, com a sua simplicidade), surpreenderam pelo vestuário, pela agilidade, por respeitarem o texto vicentino (já do conhecimento dos alunos) e por recordarem comportamentos e valores atemporais que, afinal, são atuais e próprios de todos nós. E os alunos perceberam a crítica vicentina nas palavras e na linguagem corporal dos atores. É que falar de valores (ou da falta deles) é uma constante da vida!

Os alunos do Curso Vocacional caminharam rumo à Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, no bairro histórico de Alfama. Aí para além do Museu de Artes Decorativas, visitaram as 18 oficinas de artes e ofícios tradicionais portugueses, as quais mantêm vivo um importantíssimo património imaterial de saber-fazer e asseguram uma intervenção especializada a nível do património português com a sua vertente de conservação e restauro.

Os alunos do ensino secundário regular e profissional foram conhecer o Museu Nacional de História Natural e da Ciência,no coração da cidade de Lisboa. Na exposição Aventura da Terra: Um planeta em evolução aprofundaram os seus conhecimentos sobre os principais eventos astronómicos, geológicos e biológicos que contribuíram para a formação do nosso planeta ao longo dos seus 4600 milhões de anos de história. Na exposição Allosaurus: Um dinossáurio, dois continentes?percorreram as várias etapas de uma investigação científica em curso, e de produção de conhecimento no âmbito da Paleontologia de dinossáurios, até à descoberta de fósseis de Allosaurus fragilis em Portugal. No Jardim Botânico, que é monumento nacional, contemplaram a beleza do espaço com uma enorme diversidade de plantas provenientes dos quatro cantos do mundo em que havia territórios sob soberania portuguesa.

Por fim, e antes do regresso, todos se reuniram na zona de Belém para apreciar uma coleção única no mundo de viaturas de gala e de passeio dos séculos XVI a XIX, expostas no novo Museu Nacional dos Coches.

Ao longo da visita de estudo foi notório o entusiasmo e a boa disposição de alunos e professores, fatores que contribuíram para o sucesso e permitiram que os objetivos delineados fossem cumpridos.

Para ver algumas fotografias desta atividade clicar aqui.

Texto elaborado por:

Ana Sofia Magalhães (9º D)

Patrícia Isabel Santos (Curso Vocacional – Manutenção)

Professores acompanhantes