VistaCurta 2023 do Cine Clube de Viseu

No passado dia 12 de outubro, no âmbito do projeto Plano Nacional de Cinema, os alunos das turmas do 10º E e F, 11ºF e J, 12ºF e 12ºG, participaram no programa VistaCurta 2023 do Cine Clube de Viseu, que este ano celebrou os 100 anos de cinema de animação Português.

(Ver slide show)

Durante a manhã os alunos tiveram oportunidade de visualizar as seguintes curtas de animação: SURPRESA de Paulo Patrício; O RAPAZ E A CORUJA de Mário Gajo de Carvalho; AMÉLIA & DUARTE de Mónica Santos e Alice Guimarães; CAMPO À BEIRA-MAR de André Ruivo e SLOW LIGHT de Przemyslaw Adamski e Katarzyna Kijek. No final o realizador Paulo Patrício esteve à conversa connosco.

Da parte da tarde os alunos assistiram ao filme “A Sibila” de Eduardo Brito (2023, 80’) adaptado do romance homónimo de Agustina Bessa-Luís, que retrata a relação entre uma jovem escritora e a sua tia, personagens vibrantes inspiradas em figuras reais, a viver no interior norte de Portugal em meados do século XX. A 15 de Outubro de 2022 fez 100 anos que nasceu a escritora Agustina Bessa-Luís. Nessa data iniciaram-se as comemorações do seu Centenário, que se prolongaram até outubro de 2023. A Sibila (1953) é o seu romance seminal, um romance-símbolo da literatura portuguesa.

Depois do filme, tiveram ainda oportunidade de realizar uma caminhada pelo parque do Fontelo, onde puderam desfrutar do seu património natural e histórico. Ali apreciaram o complexo desportivo aí existente nomeadamente os campos de ténis e de futebol, o pavilhão gimnodesportivo e o circuito de manutenção.

A visita foi ao encontro dos objetivos previstos e contribuiu para a promoção de conhecimentos, competências, atitudes e valores essenciais ao perfil de saída dos/as alunos/as do ensino secundário. Ver SlideShow (https://drive.google.com/file/d/18IQiAzfkzQQu_yZrnUKrfbwFe4SwhsrM/view?usp=sharing)