DELF ESCOLAR 2023

O DELF escolar é o Diploma de Estudos em Língua Francesa, numa versão adaptada a alunos do 3º ciclo ou do ensino secundário. É um diploma reconhecido em mais de uma centena de países, certificado pelo Ministério da Educação francês, que assenta na prestação de provas escritas (a mesma para um grupo de alunos) e orais (prova individual realizada perante um júri externo), num dos 4 níveis propostos: A1, A2, B1 ou B2. O referencial é o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Este ano, no nosso Agrupamento, foram 6 os corajosos que enfrentaram este desafio, de cabeça erguida! No dia 26 de abril, a Maria João Carvalho e a Mélissa da Costa do 8ºB seguiram rumo a Viseu, acompanhados pela docente Ana Paula Figueiredo, e submeteram-se ao escrutínio do nível B1, realizando a prova coletiva e a prova oral no mesmo dia. No dia seguinte, foi a vez dos alunos autopropostos para o nível A2 de se dirigirem à escola secundária Viriato, acompanhados pela docente Isabel Monteiro, para mostrarem as suas capacidades na escrita e na oralidade. Foram eles: do 7ºA, o Hugo Forte; do 8ºA, o Martim Gaspar e a Ana Leonor Balula; do 8ºC, a Sofia Ferreira. Agora é tempo de felicitar estes jovens pela atitude evidenciada perante as tarefas propostas, agradecer a colaboração da nossa Diretora pelo transporte providenciado e dos docentes que permitiram a saída dos alunos das suas aulas para concretizarem as suas provas e de todos aqueles que contribuiram de outra forma para o sucesso da iniciativa. Merci à toutes et à tous! Bravo aux candidats et bonne chance pour les résultats!

Ana Paula Figueiredo e Isabel Monteiro (grupo de docência 320) Abril de 2023