DIA DO FASCÍNIO DAS PLANTAS

DIA DO FASCÍNIO DAS PLANTAS

Lançado pela European Plant Science Organization (EPSO), o Dia Internacional do Fascínio das Plantas procura despertar o entusiasmo e chamar a atenção para a importância da ciência das plantas em diversos campos, da agricultura e produção sustentável de alimentos à horticultura, silvicultura e produção de bens não-alimentares. A iniciativa assinala-se, tradicionalmente, a cada dois anos, no dia 18 de maio. (in:https://www.ecum.uminho.pt/pt/Sociedade/Paginas/Dia-Internacional-do-Fascinio-das-Plantas-2021.aspx)

No recinto das escolas podem encontrar-se diversas espécies de plantas que,pelos seus frutos apetitosos (cerejas, por exemplo)chamam mais a nossa atenção. Outras,mais discretas, crescem indiferentes ao nosso quotidiano. Os tremoceiros-amarelos (Lupinus luteus L.) são disso exemplo!
A maior parte das plantas deste género produzem alcaloides tóxicos, o que as torna pouco interessantes para a alimentação animal ou humana. No entanto, quer a própria planta, quer as sementes, são muito ricas em proteínas (30-50%), o que permitiu, na década de 30, do século passado,produzir variedades sem os tais alcaloides. O tremoceiro tem sido tradicionalmente cultivado em Portugal e em Espanha para a obtenção da semente (o famoso tremoço!).

Adaptado de http://www.floraiberica.es/floraiberica/texto/pdfs/07_22%20Lupinus.pdf 

No dia do Fascínio das Plantas, podem ver o vídeo sobre a fantástica reserva botânica do Cambarinho, em Vouzela, aqui tão perto. (vídeo).

Do projeto "Participação comunitária na construção de uma floresta resiliente e multifuncional" (consórcio F4F - Forest For Future) coordenado pelo Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet e pela VOUZELAR - Associação de Promoção de Vouzela.

JCRocha

 

 

Plano Anual de Atividades

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista"Sacola"

1º período (jan. 2024)

 

 


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen