Dar asas e ensinar a voar

Dar asas e ensinar a voar

Durante este período, os alunos da Escola Básica Ferreira Lapa, realizaram uma aula de campo onde aprenderam a utilizar elementos da natureza para intervenções artísticas (Land Art), tiveram um dia sem telemóveis e, mais tarde e em História e Geografia de Portugal, falaram nos Lusitanos que habitaram estes montes. 

Hoje (dia 10 de dezembro), os docentes e os assistentes operacionais aperceberam-se de movimentações de grandes grupos de alunos no recinto escolar,...

na área mais arborizada. Investigou-se e verificou-se que, espontaneamente, começaram a nascer construções feitas com ramos (resultado da poda de árvores), folhas e outros materiais encontrados. Inquiridos, os alunos disseram que eram os montes Lusitanos e que estariam à espera dos romanos. Alguns paus seriam as espadas para o treino militar.

Este processo criativo tem origem na imaginação dos alunos e está profundamente enraizado na sua natureza. A fundamentar esta ideia encontramos os estudos do professor Carlos Neto sobre os quatro tipos de jogos infantis: jogo de atividade física (luta e perseguição); jogo com objetos (visão-mão-objeto); jogo simbólico (faz de conta) e jogo social (relação com os outros). O jogo constitui o processo pelo qual as crianças se apropriam do mundo e, enquanto adultos, encontram o mesmo reflexo na atividade artística.

É gratificante ver os alunos, autonomamente, a ocupar de forma criativa os seus tempos livres pondo em prática o que vão assimilando nas várias atividades que desenvolvem.

 

Referências:

Libertem as crianças | Carlos Neto | TEDxIST

https://www.youtube.com/watch?v=emDnH-h3aRE

 

Projeto Brincar de Rua (Leiria)

https://brincarderua.ludotempo.pt/contactos/

Plano Anual de Atividades

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista"Sacola"

1º período (jan. 2024)

 

 


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen