Participação no Curso Estruturado “ Matemática + Jogos x Inovação = Diversão² ”
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- Categoria: Agrupamento de Escolas de Sátão
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Participação no Curso Estruturado “ Matemática + Jogos x Inovação = Diversão² ”
Entre 03 e 08 de fevereiro de 2025, a professora Elisabete Almeida do grupo de recrutamento 500 do Agrupamento de Escolas de Sátão, juntamente com mais 3 professores das escolas pertencentes ao Centro de formação Edufor, participaram no Curso Estruturado “Math + Games x Innovation = Fun² ”,integrado no Projeto TEACH4EU, Projeto n.º 2024-1-PT01-KA121-SCH-000210201, desenhado e coordenado pelo Centro de Formação EduFor, financiado pelo programa Erasmus+.
Uma pergunta frequente nas escolas e pela sua comunidade é “como tornar o ensino da matemática mais envolvente e prático para seus alunos?”, o curso "Innovative Math Teaching" oferece uma solução criativa e divertida para essa questão, este curso visa transformar a maneira como a matemática é ensinada nas escolas do ensino básico.
Encontramos a matemática em cada detalhe do nosso quotidiano, está enraizada em cada parte das nossas rotinas diárias. Seja nas compras, na culinária, na pintura de uma parede ou no planeamento de uma viagem, estamos constantemente a fazer cálculos e estimativas. No entanto, devido ao método tradicional de ensino, as crianças muitas vezes não percebem essa conexão e veem a matemática como uma disciplina académica enfadonha e irrelevante fora da sala de aula.
O curso "Innovative Math Teaching" destina-se a inspirar professores do ensino básico a ensinar matemática de uma maneira prática e divertida, cativando os alunos com a beleza e a utilidade dos números. Utilizando jogos, dramatizações e atividades interativas, os participantes adquirem novas ferramentas e técnicas para envolver os alunos no mundo da matemática.
Conteúdos do Curso:
Dia 1 Introdução e Técnicas Diversificadas: Apresentação do curso, da escola e das atividades externas; atividades de quebra-gelo e apresentações das escolas dos participantes; exploração de técnicas de ensino diversificadas e definição de um projeto pessoal para a semana.
Dia 2 Matemática no Mundo Real: Criação de espaços práticos na sala de aula (lojas, bancos); exploração do ambiente local através de números (horários de autocarros, temperatura, tempo, altitude).
Dia 3 Matemática através do Jogo: Jogos de tabuleiro e cartas; criação de um escape room para as turmas.
Dia 4 Matemática e Nutrição: Compreensão de uma dieta saudável através da interpretação de rótulos alimentares; leitura de rótulos: o que estamos a comer?; cozinhar e negociar juntos: como isso se relaciona com a matemática?
Dia 5 Matemática, Design e Artes: Exploração da geometria através da natureza, paisagens e arquitetura; apresentação dos projetos pessoais.
Dia 6 Fecho do Curso e Atividades Culturais: Avaliação do curso, feedback e discussão sobre as competências adquiridas; entrega do Certificado de Participação; excursões e outras atividades culturais externas.
Com este curso os professores sentem-se confiantes para criar jogos, atividades e saídas que cativem e inspirem os alunos, atendendo às suas necessidades académicas e objetivos curriculares.