Educação Artística 9º anos 20_06_2024
- Detalhes
- Categoria: Agrupamento de Escolas de Sátão
- Escrito por Administrator
No dia 23 de abril, os alunos dos 9º anos do Agrupamento de Escolas de Sátão, apresentaram no Cine Teatro de Sátão, performances resultantes do trabalho desenvolvido, na disciplina de Educação Artística, sobre os temas “liberdade” e o “25 de abril”.
Os alunos do 9ºA
“Considerámos esta experiência muito enriquecedora e muito estimulante pois podemos aprender mais sobre o 25 de abril e assim valorizá-lo. Além disso, tivemos a oportunidade de melhorar as nossas capacidades e competências artísticas, sobretudo no domínio do teatro. Foi uma experiência nova, onde cada um de nós reconheceu o seu lado artístico. Foi maravilhoso passar os 50 anos do 25 de abril. Também foi um momento muito divertido e diferente. Foi inovador e achamos que foi algo que nos fez pensar mais sobre como eram as coisas antes do 25 de abril. Por isso, no geral, consideramos esta peça interessante e que nos fez despertar. Foi uma forma incrível e didática de explicar como era o tempo antes do 25 de abril.” |
Os alunos do 9ºB
“Foram meses de muito trabalho, dedicação, companheirismo e cooperação. Por vezes, não foi fácil. Ao longo deste percurso, a vergonha, o medo, o nervosismo, a timidez e o pânico de prejudicar o grupo, fizeram parte do quotidiano. Chegados ao dia, a preocupação era brutal!!! Imaginem-se numa sala a abarrotar, espectadores ansiosos e esperançosos pelo grande momento… E eis que surgem as primeiras palavras a apresentar o tão esperado acontecimento. Os temas abordados estabeleceram uma analogia com o passado recente vivenciados, sobretudo, na época da ditadura. Fazer parte desta aventura permitiu-nos descobrir a “veia artística” que há em nós. Assim que as cortinas se abriram, libertámo-nos e, a pouco e pouco, tornámo-nos mais confiantes, não só em relação a nós, mas também em relação aos outros. Recordamos que o teatro é fruto de um produto coletivo. Com o nosso Talk Show conseguimos abordar assuntos delicados, de uma forma mais descontraída, sem nunca descorar a real importância dos mesmos. Resta-nos agradecer enaltecendo todos quantos colaboraram para o sucesso da atividade.” |
Os alunos do 9ºC
“No âmbito da disciplina de Educação Artística, foi nos pedido a escrita de uma peça de teatro sobre o "25 de abril" então, depois dos grupos serem divididos, os alunos começaram a ensaiar a peça de teatro mudo. Os momentos que antecederam a apresentação foram demorados, o nervosismo e o stress eram muitos. A peça correu bem, toda a gente desempenhou o seu papel corretamente e no final fomos aplaudidos por toda a plateia. Foi uma experiência única.” |
Os alunos do 9º D
“25 de Abril: nos dias de hoje”. “É com grande satisfação que expressamos o nosso apreço pela oportunidade de participarmos ativamente na produção teatral no contexto da disciplina de Educação Artística. Este projeto permitiu-nos explorar e aprimorar as nossas habilidades artísticas, ao mesmo tempo que nos proporcionou uma experiência enriquecedora em termos de aprendizagem e expressão criativa. Através do teatro, pudemos mergulhar em diferentes papeis e narrativas, desenvolvendo não apenas competências técnicas, mas também habilidades de comunicação, colaboração e autoconfiança. Nesta performance (cover do tema “ECO” de Carolina Deslandes, música original da aspirante Grupo musical, “AIGYZY”; dança; vídeo; dramatização e cartazes) abordaram-se assuntos muito relevantes como a desigualdade de género, a inflação, o ambiente e «Fake News». No final da peça de teatro, a turma colocou um estendal de cartazes, elaborados nas aulas de Educação Visual, sobre o tema principal desta peça. A apresentação foi o resultado de meses intensos de trabalho em equipa. Sob a direção dos professores de artística, prof. Ana Cristina Esteves, prof. Nuno Santos e a Atriz Isabel Lopes, os alunos deram vida a este tema que cativou a audiência do início ao fim. Agradecemos profundamente aos nossos professores e colegas por todo o apoio e incentivo ao longo deste processo, e iremos guardar com carinho as memórias e aprendizagens adquiridas neste percurso artístico. |