Dia Internacional da mulher - 08 de março de 2023

  • Imprimir

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 8 DE MARÇO

Bom dia, caros e caras colegas:

Quero hoje enviar um abraço de gratidão a todas as mulheres que trabalham neste Agrupamento e que aqui têm dedicado a sua vida ao serviço das crianças e jovens que nos são confiados para a nobre tarefa da educação escolar.
Num dia ligado, desde o início do século XX (1909) a uma necessidade sentida em grupos de protesto pelo melhoria de condições de vida e trabalho das mulheres, este foi sempre ligado a grupos de intervenção social e cívica que alcançaram notoriedade por se revoltarem e manifestarem publicamente contra a pobreza, a desigualdade social e política e a exploração de todo o tipo a que sempre foram sujeitas as mulheres ao longo de séculos. As mulheres conquistaram muitos direitos e hoje, nos regimes democráticos, parecem ter atingido patamares de realização pessoal e profissional impensáveis, por exemplo, antes da Revolução dos Cravos. Mas há ainda muitos campos, mais subtis, como a vida familiar, os concursos públicos, as profissões em que a maioria são mulheres, para dar três exemplos concretos, onde toda a sociedade consente com condições de desigualdade na retribuição, na seleção e na divisão do trabalho.
Esta luta por um mundo mais justo para todos, infelizmente, tem estado associada ao pensamento da extrema esquerda na Europa, o que levou outras parcelas da sociedade a não se identificarem com as reivindicações que eram justas e as mudanças mais que necessárias. Foi essa falta de atenção das elites sociais instaladas que levou a mudanças de regimes políticos, por exemplo, ao sucesso da revolução russa de 1917, com graves consequências para a história do mundo e que ainda se sentem, hoje, em tantos países. Deste modo, se percebe que o mal só pode gerar o mal.
Sendo assim, neste dia em que somos todos chamados a pensar de que modo podemos contribuir para melhorar o nosso pequeno mundo, o mundo das nossas relações pessoais, sociais e familiares, vejamos a partir da nossa casa, como podemos ser mais justos, mais corresponsáveis, mais acolhedores, mais promotores de concórdia e de paz, a tomar a iniciativa de libertar alguém de mais um esforço, a tornar a vida menos pesada aos outros, dispostos sempre a criar o melhor ambiente uns para os outros. Tenho a certeza que procedendo assim teremos cumprido grande parte das reivindicações associadas a este dia.
Feliz Dia Internacional da Mulher.

Com os melhores cumprimentos,

A Diretora do Agrupamento de Escolas de Sátão,