OBRAS DE REMOÇÃO DO FIBROCIMENTO - AVISO À COMUNIDADE ESCOLAR
- Detalhes
- Categoria: Agrupamento de Escolas de Sátão
- Escrito por Administrator
OBRAS DE REMOÇÃO DO FIBROCIMENTO - AVISO À COMUNIDADE ESCOLAR
Já há alguns anos que temos desenvolvido, sem sucesso, várias iniciativas no sentido da remoção das placas de fibrocimento que cobrem 2 pavilhões na ESFROV e as instalações da EBIFA. Finalmente, o Ministério da Educação conseguiu encontrar forma de resolver esta situação que muito nos preocupava.
Quem pôde fazer a candidatura para o financiamento dessas obras foi a Câmara Municipal, estando já escolhida uma empresa certificada para o efeito.
Assim que as condições meteorológicas o permitam, a empresa poderá começar a remover as placas dos telhados, tendo já iniciado a instalação do estaleiro.
A legislação obriga à existência de uma equipa de acompanhamento das obras, que está definida, a qual é integrada por uma representante do Ministério da Educação- DGESTE Centro, de modo a verificar se tudo decorre de acordo com as normas nacionais e internacionais.
Como não foi possível fazer a intervenção antes das aulas começarem, fez-se uma reunião com o Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, Dr. Alexandre Vaz, e o Engenheiro responsável pelos procedimentos técnicos, na qual acautelamos questões de saúde e segurança para toda a comunidade escolar.
Nessa reunião foram definidos procedimentos que visam, de modo seguro e sem riscos para a saúde, fazer a remoção das placas de fibrocimento, de forma organizada, faseada, integrada e sistemática, garantindo também as condições necessárias para o normal funcionamento das aulas e a necessária rapidez e eficácia da intervenção.
Durante os procedimentos de retirada das placas será também utilizado um aspirador para evitar a presença de poeiras e a sua prevalência após a colocação do novo telhado.
Ficou combinado que as áreas dos pavilhões sob intervenção serão vedadas, também no espaço exterior, estando, por isso, impedida a circulação nesses espaços enquanto durar a intervenção.
De modo a permitir a mais rápida retirada das placas e o seu acondicionamento hermético, as mesmas serão retiradas, envolvidas em material impermeável e acondicionadas para serem transportadas. Haverá, por isso, camiões em circulação no recinto exterior dos pavilhões, situação para a qual peço a máxima atenção e cuidado.
Devido à necessidade de mobilizar espaços suficientemente amplos, os estaleiros ocuparão uma parte significativa do recinto exterior, devidamente sinalizado, que ficará interdito à circulação por motivos de segurança.
Para que tudo decorra no mínimo tempo indispensável e possamos retomar com brevidade o normal funcionamento das escolas, aproveitando assim, esta oportunidade de melhorar substancialmente as condições de estudo e trabalho para alunos/as, e professores/as e funcionários/as, pede-se a todos a melhor compreensão para os incómodos que possam agora surgir e o cumprimento das indicações de segurança que forem sendo dadas.
A Diretora do Agrupamento de Escolas de Sátão
Helena Castro
