Dia Mundial do AMBIENTE em 2019
- Detalhes
- Categoria: Agrupamento de Escolas de Sátão
- Escrito por Administrator
Dia Mundial do AMBIENTE
O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho. A sua comemoração tem como objetivo destacar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de o proteger.
O meio ambiente envolve todas as coisas com vida e sem vida, entre as quais: os animais, a vegetação, os microrganismos, a água, a atmosfera, o solo e as rochas.
Devido ao aumento da população mundial, às mudanças sociais, e principalmente à poluição e suas consequências, nunca se falou tanto de problemas ambientais como atualmente.
O consumo exagerado de alguns produtos e a poluição estão a comprometer de forma grave o equilíbrio ambiental.
Algumas das consequências da poluição ambiental (do ar, da água, do solo) são: redução da camada de ozono, contaminação das águas e dos solos, aumento do efeito de estufa, formação de chuvas ácidas, alterações no clima, degelo, desflorestação, o esgotamento de recursos naturais, a perda de biodiversidade, entre outras.Tudo isto está a afetar a saúde humana e de outros seres vivos.
A qualidade de vida depende do ambiente natural, onde os recursos são limitados e nós dependemos deles.
É necessário ter consciência de que um desenvolvimento sustentável implica não apenas o desenvolvimento económico, mas também o desenvolvimento social e pessoal, tendo presente as necessidades das gerações atuais sem prejudicar as gerações futuras. Precisamos de ter presente a política dos “8Rs”: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar, Recusar, Reparar, Responsabilizar, Repensar.
A poluição/destruição do ambiente pode parecer complexa, mas todos nós podemos fazer a nossa parte para reduzir este problema.
A ação individual de cada pessoa, pode parecer inútil diante de um problema tão sério e tão imenso, mas a multiplicação de ações dos milhões de pessoas do mundo (de cada um de nós) pode fazer a diferença.
Algumas medidas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente:
-
Evitar desperdiçar o consumo de água, de energia elétrica, de papel;
- Evitar o uso de plásticos;
- Usar produtos biodegradáveis;
- Separar e armazenar corretamente todos os resíduos produzidos, para assim promover a sua reciclagem, utilizando os ecopontos;
- Promover a reutilização de materiais que já foram usados, sempre que possível;
- Reduzir o consumismo exagerado,a compra e uso de produtos e serviços que não são extremamente necessários;
- Diminuir o consumo de alimentos e de produtos industrializados;
- Evitar o uso exagerado de pesticidas, herbicidas e fertilizantes químicos;
- Prevenir incêndios florestais;
- Plantar árvores, reflorestar;
- Utilizar os resíduos de lixo orgânico (lixo doméstico) para o processo de compostagem, que os transforma em adubo que pode ser usado na fertilização do solo;
- Não deitar resíduos tóxicos, nem resíduos não biodegradáveis na natureza;
- Utilizar tecnologias que respeitem o meio ambiente e as pessoas;
- Denunciar as transgressões ecológicos;
- Diminuir a poluição e a emissão de gases poluentes;
- Usar meios de transporte alternativos e menos poluentes, como a bicicleta, os transportes públicos e os veículos elétricos;
- Preservar a biodiversidade;
- Proteger a preservação e recuperação de áreas ameaçadas;
- Evitar todo tipo de poluição nas águas dos rios, mares, oceanos e lagos;
- Utilizar fontes de energia renováveis, como a solar, eólica e hídrica;
- Contribuir para a educação e ações de cidadania.
Para além de medidas a serem tomadas pelos países/governos/autarquias, pequenas atitudes que cada um de nós pode e deve fazer no dia-a-dia podem fazer muita diferença para preservar o meio ambiente.

