Mobilidade transnacional Erasmus+ novembro_2018
- Detalhes
- Categoria: Agrupamento de Escolas de Sátão
- Escrito por Administrator
Mobilidade transnacional Erasmus+
Entre os dias 12 e 16 de Novembro estiveram presentes no Agrupamento de Escolas de Sátão 12 alunos e 11 professores, parceiros do projeto Mobile Applications for Effective Learning, oriundos da Alemanha, Espanha, Itália e Polónia, no âmbito de um intercâmbio de curta duração de alunos.
Os estudantes ficaram alojados em casa de famílias portuguesas que os receberam de braços abertos e que lhes proporcionaram muitas emoções. Os professores, por sua vez, ficaram instalados no centro histórico de Viseu, onde puderam descobrir a riqueza patrimonial e apreciar a cultura local.
A semana ficou marcada por atividades lúdico-pedagógicas variadas, realizadas nas 3 escolas do AES... (ver imagens das atividades)
algumas na Ei@, Sala do Futuro da Escola Básica de Ferreira Lapa, que contaram com a colaboração de diversas turmas e de muitos docentes. As atividades centraram-se na utilização de aplicações tecnológicas em aulas de Inglês, Informática/Multimédia, Educação Visual/Educação Visual e Tecnológica. Para além disso, os alunos desenvolveram a criatividade numa sessão de Educação Física, na elaboração de um vídeo book sobre o intercâmbio e num workshop sobre o processo de criação e programação de uma app. Na EBIFA, dois guardas da GNR dinamizaram uma sessão (in)formativa sobre a Segurança Online.
Nas visitas de estudo a Aveiro e Vila Real, foi possível conhecer a Fábrica - Centro de Ciência Viva, o Navio Santo André e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, nomeadamente o museu de Geologia, a sala de robótica, o laboratório de comunicação audiovisual – UTAD TV, o Data Center; nesse local, ouviram uma palestra sobre Apps.
Na promoção da realidade sócio-cultural, os nossos convidados apreciaram as apresentações dos alunos referentes ao país, à vila de Sátão, à região de Viseu, às personalidades portuguesas de renome, com destaque para duas figuras da literatura, Fernando Pessoa e José Saramago. Neste contexto, foram presenteados com um almoço confecionado por alunos do Curso Profissional de Restauração, um peddy-paper em Viseu, uma demonstração de boccia, um passeio pelo paredão da praia da Barra e pela Costa Nova, uma subida ao miradouro de São Leonardo de Galafura, na Régua e um passeio-descoberta no parque botânico Arbutus do Demo. Neste local, e dada a acústica perfeita proporcionada pela topiária, uma aluna polaca entoou o “Aleluia” que a todos comoveu.
O intercâmbio ficou concluído com uma festa de despedida, onde não faltaram as tradicionais iguarias, confecionadas pelas famílias de acolhimento, que deliciaram os visitantes.
Esta experiência proporcionou a todos e, em particular aos alunos, memórias inesquecíveis que serão lembradas com carinho.
A Equipa Erasmus+ aproveita para agradecer, mais uma vez, todo o apoio prestado pelos alunos, famílias, pessoal docente e não docente, bem como pela Câmara Municipal de Sátão e todas as entidades que, de alguma forma, colaboraram nesta iniciativa.
A Equipa Erasmus+ do projetoApps4EL
Novembro de 2018