Agrupamento de Escolas de Sátão

Jornadas de Formação 2022 “Educação Criativa e Transformação da Vida”

Jornadas de Formação 2022

“Educação Criativa e Transformação da Vida”

Nos próximos dias 5 e 19 de março, vão decorrer as V Jornadas de Formação do Agrupamento de Escolas de Sátão, com o tema “Educação criativa e transformação da vida”.

As jornadas, acreditadas como um curso de formação com 13 horas, organizadas em parceria com o Centro de Formação Edufor, destinadas a todos os docentes, decorrem no Cineteatro Municipal de Sátão.

Com estas jornadas pretende-se: corresponder a uma necessidade de atualização e de formação em áreas consideradas pertinentes, provendo o debate aberto, que gera ideias e posturas que conduzam a novas estratégias e iniciativas, sobretudo no contexto atual e centrado no tema aglutinador - “Educação criativa e transformação da vida”; prover a partilha de ideias, práticas e reflexões, coordenada por conferencistas de mérito, reconhecimento e excelência

Inscrições e outras informações em www.edufor.pt

Mobilidade em Portugal, Agrupamento de Escolas de Sátão 04 de fevereiro

Mobilidade em Portugal, Agrupamento de Escolas de Sátão

Na semana entre 7 e 11 de fevereiro nosso Agrupamento será anfitrião das equipas internacionais que participam no projeto ERASMUS+ Learning Culture via Cinema. Receberemos 32 alunos e professores de escolas da Hungria, Turquia, Macedónia do Norte, Roménia e Grécia. Das nossas escolas estarão envolvidos 17 alunos do 9º, 10º e 11º ano, os professores da equipa ERASMUS+ e ainda outros professores que participam no projeto. Os alunos do Curso de Multimédia irão apoiar e orientar as atividades mais técnicas ligadas com às filmagens de curtas metragens. O programa detalhado pode ser consultado aqui.

A EQUIPA ERASMUS+

No clube de ciências também se recicla papel...

No clube de ciências também se recicla papel...

 

Clube de Ciências da Escola: Desafio do mês de fevereiro

Clube de Ciências da Escola

Desafio do mês de fevereiro

Programação de um robôt para parar perante um obstáculo.

Aparece na sala 40 A, às 14h de 4ªfeira.                                                              Contamos contigo!

JORNAL – ELEIÇÕES E SESSÃO ESCOLAR



 

JORNAL – ELEIÇÕES E SESSÃO ESCOLAR

No dia dezassete de janeiro de 2022, decorreram as eleições para a Sessão Escolar, no âmbito do programa Parlamento dos Jovens. Dos 258 inscritos, apenas 113 exerceram o seu direito de voto, facto que nos deve levar a refletir sobre os motivos que estão na origem do afastamento dos jovens do fenómeno democrático.

No dia 26 de janeiro, pelas 09.30, decorreu a Sessão Escolar no auditório da escola secundária. Compareceram 29 deputados eleitos pelas respetivas listas... (ver fotos da atividade)

Continuar...

Orçamento participativo da Escola - 2021_2022

Orçamento participativo da Escola - 2021_2022

O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui uma oportunidade que garante aos alunos a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.

Nos próximos dois anos letivos o OPE-Inclui, tematicamente direcionado para a inclusão, configura-se como um instrumento para a promoção da solidariedade e da inclusão. As propostas devem centrar-se neste eixo de atuação ao promover o envolvimento dos alunos na experiência democrática, nos princípios da representação e da construção de projetos para o bem comum.

Tal como consta no regulamento, o OPE-Inclui tem as seguintes etapas:
1. Apresentação da iniciativa nas escolas: até ao final de janeiro;
2. Desenvolvimento e apresentação das propostas: até ao final de fevereiro;
3. Divulgação e debate das propostas: nos 10 dias úteis anteriores à votação;
4. Votação das propostas: 24 de março, Dia do Estudante;
5. Divulgação dos resultados: até ao final de março;
6. Planeamento da execução pela escola: até ao final de maio;
7. Execução da medida: até ao final do respetivo ano civil.
Para mais informações, aceda a: https://opescolas.pt/

Partilho convosco a mensagem da Amnistia Internacional

Partilho convosco a mensagem da Amnistia Internacional

Todos os anos, através de uma ação tão simples como uma assinatura, milhões de pessoa em todo o mundo defendem os direitos de pessoas e comunidades em risco através da Maratona de Cartas.

Ao fazer parte deste movimento,  está a ajudar a libertar quem foi injustamente preso, a colocar um ponto final a perseguições e ameaças a quem defende os direitos humanos e está a contribuir para que seja feita justiça onde ela foi esquecida. É isso que fazemos há décadas porque... funciona!

E, para isso, basta apenas uma assinatura: a sua!

QUERO JUNTAR O MEU NOME
EM DEFESA DESTAS PESSOAS

 

Estamos mesmo na reta final da recolha de assinaturas, mas ainda é possível juntar o seu nome em defesa das cinco pessoas para quem exigimos justiça! Com um único clique, é possível assinar e apoiar Bernardo Caal Xol, Ciham Ali, Janna Jihad, Mikita Zalatarou e Zhang Zhan.

QUERO JUNTAR O MEU NOME EM
DEFESA DOS CASOS DA MARATONA
DE CARTAS
 

Os professores e alunos do clube de ciências visitaram o Parque Ambiental de Sátão.

Os professores e alunos do Clube de Ciências visitaram o Parque Ambiental de Sátão.

ERASMUS+ Mobilidade no Sátão no Âmbito do Projeto “A Better Future if we are United”

ERASMUS+

Mobilidade no Sátão no Âmbito do Projeto “A Better Future if we are United”

Chegou ao fim a 2a mobilidade do projeto Erasmus+, Better Future if we are United (acrónimo Butterfly), que decorreu entre os dias 17 e 21 de janeiro, na qual fomos os anfitriões. Estiveram connosco 20 alunos e 9 professores, oriundos de 4 países: Roménia, Turquia, Polónia e Grécia.
Os nossos convidados descobriram 4 escolas do nosso Agrupamento: a Escola Secundária, a EBIFA, a Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola do 1º ciclo de Sátão. Ficaram impressionados não só com os espaços, mas também com a gentileza de todos, das crianças aos professores, não esquecendo o pessoal não docente, que não pouparam esforços para que tudo corresse bem e se mostraram sempre muito orgulhosos em apresentar a nossa realidade.
Para além de Sátão, visitaram ... (ver fotos das atividades)

Continuar...

ERASMUS+ A Better Future if we are United.

                             Mobilidade em Portugal, Agrupamento de Escolas de Sátão                              Programa ERASMUS+ A Better Future if we are United.

Na semana entre 17 e 21 de janeiro o nosso Agrupamento será anfitrião das equipas internacionais que participam no projeto ERASMUS+ A Better Future if we are United. Receberemos 29 alunos e professores de escolas da Roménia, Turquia, Polónia e Grécia. Das nossas escolas estarão envolvidos 20 alunos do 7º, 8º e 9º ano, os professores da equipa ERASMUS+ e vários professores de quatro escolas do Agrupamento que gentilmente orientarão várias oficinas de trabalho. O programa detalhado pode ser consultado mais abaixo.
A EQUIPA ERASMUS+

Dia de Reis na Espanha 2022

Dia de Reis na Espanha

No dia 6 de janeiro celebra-se o Dia de Reis na Espanha, que no país é conhecido por Día de los Reyes Magos. Na cultura espanhola, o Dia de Reis é mais esperado que o dia de Natal, já que é nessa data que acontecem as reuniões familiares, as refeições em conjunto e a tradicional troca de presentes.

A comemoração do Dia de Reis é um dos momentos mais importantes das tradições de Espanha, ansiosamente aguardado. É um momento de celebração em família, que se caracteriza pelas comidas típicas e pelos desfiles (Cabalgata de Reyes) que acontecem por todo o país. As celebrações da data começam ainda na véspera, no dia 5 de janeiro.
Também é tradição que no dia 5 de janeiro as crianças escrevam cartas com pedidos de presentes aos Reis Magos. Ao contrário do que acontece em outros países, em que na época natalina as crianças enviam as suas cartas ao Pai Natal, em Espanha as crianças enviam cartas aos Reis Magos.

Os nossos alunos também participaram nesta elaboração de Cartas aos Reis Magos e cada um fez os seus pedidos para o ano 2022.

Partilhamos esses votos! Bom ano 2022 a Todos!  

Visita de Estudo 9º ano: Quinta da Taboadella

Visita de Estudo 9º ano: Quinta da Taboadella

Na última semana de aulas do 1º período, os alunos do 9º ano de escolaridade visitaram a Quinta da Taboadella, empresa vitivinícola e de enoturismo, situada em Silvã de Cima, no âmbito das ações de desenvolvimento vocacional e planeamento de carreira dos SPO e dos projetos dos Domínios de Autonomia Curricular intitulados “Geração XXI: Que futuro? Desafios e escolhas”. Esta atividade foi promovida em parceria com a Câmara Municipal de Sátão e o CLDS Sátão 4G “Mais Ação, Mais Inclusão”.
Para além de apreciar a beleza dos espaços naturais e arquitetónicos da empresa, os estudantes tiveram também oportunidade de explorar os seus interesses profissionais ao conhecer e esclarecer dúvidas sobre profissões de diferentes áreas de educação e formação fundamentais para as várias atividades laborais e económicas da empresa.
Esta experiência vivida in loco pelos alunos contribuiu para a construção de projetos de vida, facilitando a realização de escolhas vocacionais informadas, conscientes e fundamentadas sobre o que estudar após o Ensino Básico, potenciando assim um futuro melhor e o seu bem-estar. (ver fotos da atividade)

Educação Artística 9ºE: um mundo para todos

 

A ESCOLA NA COMUNIDADE 2021

A ESCOLA NA COMUNIDADE

No âmbito do projeto SSS (sabores e saberes solidários) as turmas do 11.ºE/F, acompanhados pelo Diretor de Turma, Fernando Amaral, dinamizaram com o seu saber e entusiasmo, no dia 16 de dezembro de manhã, uma festa para os utentes do Centro de Dia de Sátão. Foram momentos muito enriquecedores para todos os participantes, e que esperam repetir noutras ocasiões. A todos aqueles que se envolveram de corpo e alma nesta nobre atividade, levando carinho e amor aos mais carenciados nesta quadra natalícia, os nossos parabéns. 

DAC 7º E

 

Prémios de mérito 2020_2021

 


 




Postal de natal 2021

Postais de Natal

O Clube de Ciência esteve bem ativo neste primeiro período.

O Clube de Ciência esteve bem ativo neste primeiro período.

A fermentação para a preparação de pão, bolos e panquecas, a coagulação do leite para obter o queijo, o processo de preparação de manteiga a partir das natas e as gomas saudáveis, feitas com gelatina, foram as atividades da “Química na cozinha”. Os produtos não se estragaram! Foram consumidos num lanche partilhado..
Na secção da eletrónica, foi com muito entusiasmo que os alunos construíram um carregador, que utiliza a energia solar, para carregar telemóveis.
E os fósseis que temos nos degraus das escadas dos pavilhões? Na azáfama do dia-a-dia não observamos com atenção o mundo que nos rodeia. Tantas vezes pisamos os degraus das escadarias dos pavilhões da escola secundária e, se calhar, nunca nos apercebemos da enorme diversidade de fósseis que se encontram naquele calcário formado há muitos milhões de anos (M.a.) (nos períodos Jurássico e Cretácico - 167M.a. – Era Mesozoica).
Muitos animais marinhos ficaram lá preservados e vão agora ser dados a conhecer através da sua identificação e posterior divulgação.
Para o segundo período o programa está quase a sair. Fica atent@ e aparece.

A E

 

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 2º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 1º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

  • Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

Plano Anual de Atividades

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista"Sacola"

1º período (jan. 2022)

Revista "Sacola"


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen