Agrupamento de Escolas de Sátão

Concurso LITERACIA 3D

No âmbito do Concurso da Literacia 3D, os dois alunos vencedores da 1ª fase, Filipe Almeida (5ºA), na literacia de Matemática, e Beatriz Caiado (6ºB), na literacia das Ciências, representaram o Agrupamento na 2ª fase (distrital), realizada no dia 29 de março, na Escola Secundária de Viriato, em Viseu.
Após a realização das provas, que os pode levar à final nacional, receberam os prémios da 1ª fase.
Aguardam-se os resultados da fase distrital.
As provas que estão ao nível das avaliações internacionais, exigem que os alunos tenham conhecimento das matérias lecionadas no respetivo ano em cada uma das áreas, a avaliação não afere diretamente conhecimentos curriculares, mas antes se os alunos conseguem aplicar em contextos práticos as aprendizagens escolares.
O concurso consiste num desafio nacional e faseado, dirigido aos alunos dos 2° e 3° ciclos do Ensino Básico de todo o país. É uma iniciativa da responsabilidade da Porto Editora que pretende contribuir para elevar os níveis de literacia dos alunos e para o seu desenvolvimento educativo, pessoal e social, ajudando-os a consolidar as aprendizagens e a desenvolver competências em várias áreas, entre as quais a Matemática e as Ciência Naturais.
Parabéns aos vencedores, mas também a todos os que voluntariamente participaram no concurso.
 

Dia Mundial da Árvore

No dia vinte e um de março, os alunos do primeiro ciclo da Escola de Ferreira de Aves comemoraram o dia Mundial da Árvore.
A convite do Senhor Presidente da União de freguesias de Forles e Águas Boas, foram plantar castanheiros com os alunos da Escola Profissional de Moimenta da Beira.
Quando os alunos chegaram a Águas Boas tinham um lanchinho à espera. De barriguinha aconchegada deram início à plantação.
Os buracos estavam marcados, foi preciso, escavar, retirar pedras e colocar estrume, antes de plantar. Em grupos de quatro, dividiram tarefas e todos trabalharam arduamente.
Por fim, com baldes e regadores na mão, regaram todos os castanheiros, para que se habituassem ao novo lar.
Tiveram uma manhã muito divertida e em jeito de brincadeira aprenderam a plantar árvores.
Esta iniciativa, para além de proporcionar o contacto com a natureza, permitiu que contribuíssem para a reflorestação, assumindo desta forma uma verdadeira atitude de cidadania. (ver fotos da atividade)

Alunos do 1.º Ciclo de Ferreira de Aves
 

Cuidar a Casa Comum:

Assim Nasce Uma Horta!

Durante o 1º período, as turmas do 5ºC e 5ºD desenvolveram o seu projeto comum, que se relacionou com a alimentação saudável e a reciclagem dos resíduos que se produzem na nossa escola. Tinha como objetivos: melhorar a nossa saúde e o ambiente que nos rodeia, contribuindo para uma escola e um planeta mais limpos.
A partir do tema da alimentação, surgiu a ideia de, no 2º período, criarmos uma horta onde produziríamos legumes, frutos e outras plantas comestíveis e aprenderíamos a cultivá-los. A isto chamamos: “Horta Pedagógica”. Sigam-nos no nosso blogue

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Visita de Estudo 12ºF

Nos dias 21 e 22 de março, os alunos da turma do 12ºF, acompanhados pelos Professores Maria João Albuquerque, Susete Esteves e Fernando Amaral realizaram a sua visita de estudo na zona de Lisboa. A viagem teve início pelas 8 da manhã e por volta da uma já estavam a almoçar nos jardins de Belém. Durante a tarde passearam pelo terraço do MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia), onde puderam desfrutar de uma das mais belas vistas da capital e tirar umas belas fotos para mais tarde recordar. De seguida...

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Projetos de Autonomia e Flexibilização Curricular - Domínios de Articulação Curricular

EBIFA 5º ano

Cuidar da Casa Comum é o tema aglutinador do Agrupamento para este ano letivo. Dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas – da sua Agenda 2030 para transformar o nosso mundo, os alunos da turma E do 5º ano da Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves escolheram o sexto objetivo Água Potável e Saneamento.
Desta feita, tem sido desenvolvido um trabalho colaborativo entre alunos e professores para abordar a importância da água para a vida do planeta e dos seres vivos que nele habitam.
É a água que torna o nosso planeta azul. O Planeta Terra também é conhecido como Planeta Água. É este líquido precioso que permite a existência de vida, nas suas mais variadas formas. Sendo um bem essencial que, apesar de abundante, nem sempre é potável. Depois de utilizado pelo ser humano, regressa à natureza (nem sempre nas melhores condições…). A água é um recurso natural indispensável e finito e, se não fizermos um uso consciente, pode acabar. Uma grande percentagem da população mundial não tem ainda acesso a água potável. Apesar de cobrir 71% do planeta, 95% da água existente está nos oceanos e não é própria para consumo. Por isso, a restante deve ser consumida e tratada com muito respeito. No entanto, a realidade é outra: é comum ver casos de desperdício e descuido com os recursos hídricos (rios, lagos e lagoas poluídas, poluição oceânica, contaminação dos lençóis freáticos). É responsabilidade de todos e de cada um fazer uso sustentável da água.

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Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 2º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 1º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

  • Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

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