Agrupamento de Escolas de Sátão

DIA DOS NAMORADOS

No dia 14 de fevereiro festeja-se o Dia dos Namorados, uma data especial em que se comemora a união amorosa entre pessoas.
Neste período de celebração dos afetos é também importante alertar para a necessidade de manter relações saudáveis e não abusivas entre namorados, uma vez que o problema da violência no namoro é grave, quer entre os mais novos quer na idade adulta!
Apesar de ser um crime previsto e punido no Código Penal, é muito frequente entre os jovens portugueses. Porém o número de queixas apresentado pelas vítimas às autoridades é muito reduzido, não só porque os jovens não reconhecem sequer alguns dos comportamentos como abusivos, considerando-os aceitáveis num relacionamento íntimo, mas também porque as vítimas não os denunciam por medo de represálias feitas pelos agressores, quer contra as vítimas quer contra as pessoas que lhes são próximas.

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Formação sobre Suporte Básico de Vida

As turmas do 6º F e do 9ºE, da Escola Básica de Ferreira de Aves assistiram a uma formação sobre Suporte Básico de Vida, dinamizada pelos Bombeiros Voluntários de Sátão, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.


Os alunos tiveram a oportunidade de praticar manobras de Suporte Básico de Vida (SBV), Posição Lateral de Segurança (PLS) e manobras de Desobstrução da Via Aérea.


Prof.s Ana Monteiro e Elisabete Pina
 

VAMOS AO CINEMA?

No Centro de Apoio à Aprendizagem 1, instalada na EB1 de Sátão, decorre a atividade de “Cinema Sensorial”.
Esta atividade vai ao encontro do Decreto-Lei número 54/2018 que veio trazer uma nova dinâmica aos contextos educativos e à promoção da inclusão em contexto escolar. No nº 6 do 13º artigo estipulam-se como objetivos dos CAA: a qualidade da participação dos alunos nas atividades da turma e nos outros contextos; a criação de recursos de aprendizagem; desenvolvimento de processos de adaptação ao contexto escolar; criação de ambientes ricos em interação fomentadores da aprendizagem, entre outros. Assim, tendo em consideração os equipamentos disponíveis no Centro de Apoio à Aprendizagem 1 e à própria dinâmica do Agrupamento, têm vindo a realizar-se atividades inclusivas em que participam os alunos apoiados nesse CAA e alunos das respetivas e de outras turmas, com os quais interagem no dia-a-dia nos contextos escolares.
As sessões de Cinema Sensorial,... 

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Dia Mundial da Leitura em Voz Alta

No dia 1 de fevereiro, celebrou-se o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, no Agrupamento de Escolas de Sátão.
O Grupo de Português, juntamente com os alunos, comemorou esta efeméride, realizando, em sala de aula e em diversos espaços escolares, dramatizações, poemas musicados e leitura expressiva de textos de diferentes géneros.
A atividade levou leitores e ouvintes a perspetivar a leitura de forma mais empática, possibilitando momentos de diversão.


O Grupo de Português
 

Seminário“Mundo Virtual e Dependências”

No dia 5 de fevereiro de 2019, comemora-se o Dia Internacional da Internet Segura, com o objetivo de promover a utilização segura da Internet pelas pessoas, sobretudo pelas crianças e adolescentes, mais propícios a riscos nesta rede mundial de comunicação.

Para celebrar esta data, entre as 10:35h e as 12:15h, irá realizar-se o Seminário MUNDO VIRTUAL E DEPENDÊNCIAS, dirigido a todos os alunos do 10º e 11º anos de escolaridade, no Cineteatro de Sátão.
Esta é uma iniciativa dos SPO em parceria com o Projeto “Futuro em Construção” da Câmara Municipal de Sátão, no âmbito do Projeto Escola Promotora de Saúde do Agrupamento.
O Seminário tem como principais objetivos promover a saúde mental dos jovens, alertando-os para os riscos de uma utilização abusiva da Internet, incentivando-os para a adoção de comportamentos e hábitos de vida saudáveis e em segurança.
Neste sentido serão abordadas as seguintes temáticas:
- Comportamentos aditivos e novas dependências (ex.: Internet e videojogos);
- Práticas saudáveis do sono na era digital e sua importância para a qualidade da aprendizagem e regulação das emoções pelos jovens;
- Prevenção da violência (ex. bullying e cyberbulling);
- Utilização da Internet em segurança: cuidados a ter, comportamentos ilícitos e consequências legais.
Para esta missão, contribuem entidades externas, nomeadamente a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e a GNR – Equipa da Escola Segura.
                                                                                                                                                                             SPO/EPS

 

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

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  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

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