Agrupamento de Escolas de Sátão

LA CHANDELEUR -  dia 2 de fevereiro

No dia 2 de Fevereiro, festeja-se em França a festa das candeias, la Chandeleur. A tradição, de origem religiosa, transformou-se hoje num alegre convívio familiar à vota do famoso crepe francês.

Os Franceses têm centenas de histórias ligadas aos crepes, que surgiram no tempo dos romanos, passaram pela época dos primeiros cristãos e resistiram inalterados na sua forma e composição até os tempos modernos.

Em torno deles existem engraçadas superstições. Uma delas é tentar jogá-lo para o ar, segurando a frigideira apenas com uma das mãos, mantendo a outra ocupada com uma moeda de ouro. Se cair certinho, serão garantidas ao felizardo equilibrista melhores oportunidades e riqueza.
Em muitas regiões os camponeses tinham o costume de deixar um crepe aberto na cozinha para atrair sorte e afastar o fantasma da fome. É que os crepes, pelo seu formato e cor, lembravam as moedas de ouro usadas na época, os famosos "luíses", cuja denominação se referia aos diversos reis com o nome "Luís" que a França conheceu. Não tendo um "luís" real, tinham o crepe.

Também há quem diga que o formato e a cor do crepe lembram o sol e a luz que se festeja nesse dia. Nas igrejas, as tochas são substituídas por círios benzidos que são mantidos acesos para afastar o mal, as trovoadas, a morte... e proteger as sementeiras. 

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi criado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, através da Resolução 60/7, de 1 de novembro de 2005. Foi neste âmbito, e na sequência da Resolução aprovada pelo Parlamento Europeu (2005) que estabeleceu o dia 27 de janeiro como o Dia Europeu de Memória do Holocausto.

Projeto de Recomendação

                     Exposição de motivos:

Sabendo que o sistema educativo, isoladamente, não poderá erradicar o insucesso na sua plenitude, existe a possibilidade de atenuar os efeitos do mesmo na construção da personalidade dos alunos, através de estratégias que, como é do nosso conhecimento, têm produzido resultados noutros países.

O que para uns pode ser considerado uma pequena conquista, para outros implica um passo de gigante. Não podemos pretender que o condutor de um 2 cavalos,  atinja a meta tão depressa como o de um Ferrari, mas no seu ritmo também a poderá cortar e geralmente desfrutando melhor da paisagem.

Assim e no sentido da nossa participação neste projeto poder contribuir para a diminuição do insucesso escolar, propomos:

Medidas propostas:

1ª Medida 

Diminuir os conteúdos das disciplinas de modo a permitir uma maior consolidação das aprendizagens nucleares. Aumentar a componente prática com o uso das novas tecnologias.

2ª Medida 

Implementar salas de estudo onde os alunos possam esclarecer as suas dúvidas e desenvolver atividades extracurriculares que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e social.

3ª Medida 

Reduzir o número de alunos por turma de forma a proporcionar um ensino mais individualizado.

Sátão, 22 de janeiro de 2015

                                                                                            A Coordenadora do Projeto:

                                                                                 Margarida Maria Silva Dias

 

Dia Internacional em Memória das Vitimas do Holocausto

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi criado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, através da Resolução 60/7, de 1 de novembro de 2005. Foi neste âmbito, e na sequência da Resolução aprovada pelo Parlamento Europeu (2005) que estabeleceu o dia 27 de Janeiro como o Dia Europeu de Memória do Holocausto, que Portugal, também, se associou a esta evocação, através Resolução da Assembleia da República n.º 10/2010, de 2 de fevereiro.

Para que a memória humana não esqueça!

Para que não mais se repita!

"Auschwitz” ainda hoje nos revela coisas hediondas sobre o holocausto. Simboliza extermínio de minorias e etnias por razões meramente ideológicas, religiosas e, mais grave, por purismos de raça e de superioridade racial. 

Subcategorias

Testes Comuns

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Notícias

 

 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen