Agrupamento de Escolas de Sátão

Parlamento dos Jovens: Ensino Básico

O que é o Parlamento dos Jovens?

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República (AR), desenvolvida ao longo do ano letivo com as Escolas de todo o país.

  1ª FASE- Ações na escola  As etapas desta primeira fase do projeto estão calendarizadas da seguinte forma:                  

De novembro a dezembro- Realização de trabalhos de pesquisa sobre o tema do projeto para o presente ano letivo: "COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR";tomada de posição em relação ao tema; ações de sensibilização sobre o tema...

11 dezembro - Entrega de listas com as medidas; Cada lista tem 10 elementos  que em conjunto, têm de propor 2 ou 3 medidas sobre o tema. Isto é: o que acham que a Assembleia da República, o Governo, os órgãos locais (ou outras entidades) ou até os próprios jovens devem fazer para resolver questões, relacionadas com o tema, que  considerem importantes (será o  "programa eleitoral" dos alunos);

Dia 15 de dezembro- Afixação das listas candidatas na escola;                             

Dia 5de janeiro - início da campanha eleitoral quedecorrerá até ao dia 12 do mesmo mês;

Dia 12 de janeiro (data a confirmar pela AR)- debate com os elementos das listas candidatas;

Dia 8  janeiro -  Apresentação do programa das listas (parte da tarde 15:20h,em local da escola a combinar);

Dia 14 de janeiro- Eleição das listas candidatas (período da manhã);                                                                            

Dia15 de janeiro - Divulgação dos resultados (afixação dos resultados alcançados por cada lista e nomeação dos elementos que participarão na sessão escolar);

Dia21 de janeiro - Realização da  sessão escolar (período da tarde);

O esclarecimento de qualquer dúvida poderá ser prestado pela professora responsável por esta iniciativa: Margarida Dias ou  consultar a página do Parlamento Jovem.

 

Sarau «O Nosso Mar: Conhecer para aMar»

Dia Nacional do Mar -16 de NOVEMBRO

     Na passada sexta-feira, 14 de novembro, as turmas do 3ºA, 4ºA, 4ºB e 4ºC da EB1 de Sátão realizaram um sarau no Cineteatro para os seus familiares. Estiveram presentes cerca de 90  familiares e este espetáculo pretendeu comemorar o Dia Nacional do Mar, que se assinala a 16 de novembro.Tratou-se de uma atividade preparada no âmbito do projeto «O Nosso Mar: Conhecer para aMAR» com que se pretendeu dar a conhecer às famílias o trabalho realizado no ano letivo anterior e que só tunha sido apresentado no encontro com as turmas amigas de Aradas-Aveiro, com as quais os nossos  alunos estabeleceram correspondência. 
     
 
     

O Dia de S. Martinho na EB1 de Sátão

No dia 11 de novembro, festejou-se o Dia de S. Martinho na EB1 de Sátão, durante o qual se realizaram atividades diversificadas, com destaque para um pequeno espetáculo dos alunos da Unidade de Multideficiência e o tradicional magusto. 

Entre as 10:30h e as 11h, os alunos da Unidade e respetivos professores e auxiliares brindaram os restantes alunos, professores e auxiliares com um pequeno espetáculo musical. Foi um momento muito divertido, em que todos tiveram oportunidade de participar de forma animadíssima! É assim que se faz uma escola inclusiva, de e para todos.

À tarde, apesar de estar a chover, ainda se fez a fogueira para assar algumas castanhas que alguns alunos colocaram em cartuchos. Depois, no refeitório da escola, todas as crianças puderam deliciar-se com as castanhas assadas na fogueira e no forno. Só faltaram mesmo as caras farruscas!!! (ver fotos no Blogue da EB1).

Após um ano de pausa, o Clube ” À Descoberta da História Local” reenicia a sua atividade com novos artigos e novos elementos. Esperamos contribuir para a divulgação do nosso concelho e do nosso património.

O Clube reune às quintas feiras.

Fiquem atentos, estamos de volta!

No separador da nossa página PAA encontras este blogue

BOLSA DE MÉRITO 

Foi atribuída bolsa de mérito aos alunos matriculados no ensino secundário e subsidiados pela Ação Social Escolar (ASE), de acordo com o Despacho n.º 12284/2011.

O valor da bolsa de mérito é de 1048 euros por aluno e será pago em 3 prestações ao longo do ano letivo.

Subcategorias

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Notícias

 

 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen