Agrupamento de Escolas de Sátão

Alunos do 9º ano visitaram o Quartel dos Bombeiros de Sátão

No âmbito dos conteúdos sobre "Riscos Naturais e Riscos Mistos", que integram o programa de Geografia do 9º ano, os alunos da turma D da Escola Frei Rosa Viterbo deslocaram-se, no dia 13 de janeiro, ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Sátão para efetuarem uma visita às suas instalações e a alguns carros que integram a sua frota de prestação de socorro às populações.
Recebidos de forma simpática pelos elementos do corpo ativo, os alunos visitaram a sala de operações onde tiveram uma explicação detalhada sobre o seu funcionamento e visitaram, ainda, quatro veículos de prestação de socorro: a ambulância INEM, o veículo florestal de combate a incêndios, o veículo urbano de combate a incêndios e o veículo de socorro e assistência tático.
De referir que foi dada a oportunidade aos alunos de interagirem com os elementos do corpo ativo, que os receberam, bem como de se inteirarem dos equipamentos, em concreto, com que cada veículo está equipado para prestar o socorro.
Uma palavra de agradecimento ao comandante, pela disponibilidade, e aos elementos do corpo ativo por esta "aula ao vivo".
 

“DANÇA COMIGO”

O Departamento de Educação Especial assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, com a apresentação, no Cineteatro de Sátão, de um espetáculo de dança inclusiva intitulado “Dança Comigo”. Participaram no espetáculo os alunos que integram o clube de Dança Inclusiva e as docentes de educação especial. Toda a comunidade educativa foi convidada e aderiu em grande número e com entusiasmo.
Pretendeu-se, com esta atividade, disseminar uma cultura da inclusão, promotora do crescimento individual e coletivo pela convivência com as diferenças e aumentar a consciência e reconhecimento do valor da diversidade.
 A mensagem de “todos diferentes mas todos iguais” foi transmitida de forma simples mas com muita emoção e sensibilidade, envolvendo todos os presentes.
 

Ainda a celebrar Sophia, propomos um conto narrado  pela grande atriz Eunice Muñoz, em 1961.

Postais de Natal – 4º ano
            O Scratch é uma linguagem de programação por blocos, ideal para dar os primeiros passos na criação de aplicações, jogos e animações, de uma forma simples e divertida.Os alunos do 4º ano criaram postais de Natal em Scratch para desejarem à comunidade educativa Boas Festas.  

 

A HORA DO CÓDIGO (Hour of Code)

O que é a Hora do Código? É um evento anual, à escala mundial, que decorreu entre 9 e 15 de dezembro. Este evento foi criado com o objetivo de despertar o gosto pela área da programação nos estudantes de todas as idades e mostrar que todos podem aprender os fundamentos básicos, desenvolvendo capacidades para a resolução de problemas, lógica e criatividade.

No site http://hourofcode.com encontram-se tutoriais explicativos para os alunos realizarem atividades com personagens baseados em filmes, tais como Angry Birds, Frozen, Star Wars, Minecraft, entre outros.
Nesta atividade participaram, nas aulas da disciplina de TIC, os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos.
 

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 2º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 1º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

  • Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

Plano Anual de Atividades

Revista "Sacola"

1º período (dez. 2019)


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 6ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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