Agrupamento de Escolas de Sátão

GRIPE CUIDADOS A TER PERANTE AS INFEÇÕES RESPIRATÓRIAS 

As infeções respiratórias sazonais aumentam com a descida da temperatura e habitualmente provocam epidemias. Uma quota parte delas é provocada pelos vírus da gripe, cuja proporção varia de ano para ano e depende dos vírus em circulação e da adesão das pessoas à vacinação. A vacinação continua a ser o melhor meio de prevenir infeções respiratórias graves, algumas das quais têm desfecho fatal, muitas vezes devidas ou complicadas pela sobreposição da infeção viral.
Nunca é demais insistir na importância da vacinação das pessoas portadoras de doenças crónicas, incluindo a obesidade, e para a vacinação, que deve continuar apesar de já estarmos em fase epidémica.

Nas pessoas saudáveis, a gripe sazonal não é uma doença grave – cura ao fim de cerca de 3 ou 4 dias.
A gripe caracteriza-se pelo surgimento de febre, com temperaturas superiores a 38ºC, dores de cabeça, tosse seca, nariz entupido, dores em todo o corpo, cansaço...

Continuar...

Dia Internacional do Riso

O Dia Internacional do Riso celebra-se (com alegria) a 18 de janeiro.
Este dia chama a atenção para a importância de rir. O riso é um comportamento humano que traz bem-estar às pessoas. Neste dia (e nos próximos) deve rir o mais que puder, quer na companhia dos amigos, trocando-se anedotas e episódios engraçados, quer sozinho, em casa a ver as suas comédias preferidas, a visionar vídeos divertidos ou a ler um livro engraçado.

Vantagens de rir
Quando Rimos:
 Fortalecemos o coração;
 Dilatamos os vasos sanguíneos;
 Melhoramos a respiração;
 Aliviamos a digestão;
 Ativamos mais de 400 músculos do nosso corpo;
 Queimamos calorias;
 Libertamos endorfina – neurotransmissor (substância química libertada pelo cérebro) que reduz a sensibilidade à dor, provoca uma agradável sensação de bem-estar, melhora a memória e o bom humor;
 Libertamos serotonina – neurotransmissor conhecido sobretudo por ser um antidepressivo natural, que regula o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco, a temperatura corporal, a sensibilidade e as funções intelectuais;
 Libertamos dopamina – neurotransmissor que desempenha, entre outros, o papel de “hormona da felicidade“.
 Libertamos adrenalina - o que ajuda a estarmos mais despertos e recetivos, proporcionando-nos maior criatividade;
 Criamos ou fortalecemos os laços afetivos com outras pessoas.
Rir com frequência também fortalece o sistema imunológico e como diminui o nível de cortisol ajuda a atenuar o stress e as insónias. Melhora ainda a função pulmonar em pacientes asmáticos e combate problemas cardiovasculares, entre outros benefícios.
Está demonstrado cientificamente que o nosso corpo não distingue o riso induzido do riso natural, levando o organismo a obter todos os benefícios físicos, mentais e emocionais anteriormente mencionados.
Pelo que… Rir é o melhor remédio (e é de graça)!
Clicar aqui
 

Orçamento Participativo das Escolas

Calendário e regulamento do Orçamento Participativo.

1. Apresentação da iniciativa nas escolas: até ao final de janeiro;

2. Desenvolvimento e apresentação das propostas: até ao final de fevereiro;

3. Divulgação e debate das propostas: nos 10 dias úteis anteriores à votação;

4. Votação das propostas: no Dia do Estudante. 

 

 
 

Revivendo tradições

No dia sete de janeiro, os alunos do primeiro ciclo de Ferreira de Aves foram “Cantar os Reis” à vila de Sátão.
Foi com muita alegria e vozes afinadas que se dirigiram para a sede do concelho, acompanhados pelos professores e dois guitarristas experientes.
A primeira paragem foi na Câmara Municipal, onde foram recebidos pelo Sr. Presidente Paulo Santos, o Vice-Presidente Alexandre Vaz e a Vereadora da Cultura, que mostraram muita satisfação ao ouvir as cantorias.
De seguida, foram à sede do agrupamento, cantar os Reis aos membros da Direção, da secretaria e à sala dos professores. Todos contribuíram com algumas moedinhas.
De regresso à escola, ainda fizemos uma paragem na E.B.1 de Sátão e, para finalizar, as últimas quadras foram entoadas no Pingo Doce, onde nos ofereceram muitas guloseimas.
Nesta manhã, os alunos tiveram a oportunidade de reviver a tradição do “Cantar dos Reis”. (ver o filme)
 

Teatro de Natal na Escola Básica Ferreira Lapa

«No castelo tenebroso estava um ambiente de cortar à faca! As três bruxas(...)». Assim começou a história de Natal que os alunos de Expressão Dramática, do 5ºA, B, C e 6ºB apresentaram aos seus colegas do 2º ciclo, na última semana de aulas do 1º período.
Pode parece estranho, mas foi mesmo uma bela história de Natal, com vassouradas e impaciências à mistura (mas também bons sentimentos), adaptada da obra “Natal! Natal!”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Todos os alunos do 5º e 6º ano assistiram à peça de teatro, que foi dinamizada em três sessões, na Biblioteca da Escola Básica Ferreira Lapa, na tarde do dia 13 de dezembro.
Com o brilho das luzes e das árvores de Natal, esta história levou-nos a viajar até à casa do velho Pai Natal, a cavalo em três vassouras, e a encontrar o mesmo Amor com que o Menino Jesus nos presenteou ao nascer em Belém, há mais de 2000 anos.
Ao público que assistiu a esta história ficou o convite para também experimentar as emoções de construir e fazer viver novas personagens, novos lugares e novos enredos, integrando o grupo de alunos que nas tardes de sexta-feira se deixam levar pela aventura da Expressão Dramática. Não queres vir tu também experimentar?
Esperamos por ti na EB Ferreira Lapa!

As docentes responsáveis, Ângela Bártolo, Isabel Almeida e Rosa Quinteiro.

 

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 2º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 1º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

  • Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

Calendário de Atividades

janeiro 2019
Sb D
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31

Plano Anual de Atividades

Testes Comuns

Revista "Sacola"

1º período (dez. 2018)

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen