Agrupamento de Escolas de Sátão

800 Anos de Língua Portuguesa

No próximo dia 28 de novembro, entre as 15:30h e as 16:30h realizar-se-á na Capela de Nossa Senhora da Esperança, em Abrunhosa, um Concerto em homenagem aos 800 anos da Língua Portuguesa, que pretende encerrar um conjunto de atividades que foram desenvolvidas na ano passado e no início deste ano em torno do tema junto dos alunos do agrupamento.

Dado o exíguo espaço da Capela, definimos um número simbólico de alunos representativo do 3º Ciclo e Ensino Secundário (aproximadamente 50 alunos), tendo em conta o tipo de textos e músicas que farão parte do concerto.

Sendo esta ocasião, um momento de encontro e de partilha do prazer de  partilhar uma identidade comum, o evento será filmado para posterior visualização de todos os interessados. No entanto, estão convidados todos os professores que tiverem o desejo e a possibilidade de estar presentes. 

Um abraço agradecido, desde já, aos professores que colaboraram de forma especial para a realização desta atividade que a todos nos vai enriquecer.

A Diretora

Helena Castro

Visita a uma exposição organizada pela Associação dos Beirões

Na tarde do dia 19 de novembro, alguns dos alunos participantes no concurso sobre a emigração buscaram inspiração numa exposição organizada pela Associação dos Beirões ligados a França. 

         As gentes do concelho de Sátão conhecem bem a realidade dos emigrantes, pois não há família que não tenha pelo menos uma pessoa por terras distantes. As causas da partida são diversas; as mais recentes são, em parte, diferentes daquelas que levaram pessoas das nossas aldeias a França, Alemanha ou Suíça, nos anos 60. As saudades também se matam de outra maneira, graças às tecnologias modernas. (ver fotos)  

Parlamento dos Jovens: Ensino Básico

O que é o Parlamento dos Jovens?

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República (AR), desenvolvida ao longo do ano letivo com as Escolas de todo o país.

  1ª FASE- Ações na escola  As etapas desta primeira fase do projeto estão calendarizadas da seguinte forma:                  

De novembro a dezembro- Realização de trabalhos de pesquisa sobre o tema do projeto para o presente ano letivo: "COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR";tomada de posição em relação ao tema; ações de sensibilização sobre o tema...

11 dezembro - Entrega de listas com as medidas; Cada lista tem 10 elementos  que em conjunto, têm de propor 2 ou 3 medidas sobre o tema. Isto é: o que acham que a Assembleia da República, o Governo, os órgãos locais (ou outras entidades) ou até os próprios jovens devem fazer para resolver questões, relacionadas com o tema, que  considerem importantes (será o  "programa eleitoral" dos alunos);

Dia 15 de dezembro- Afixação das listas candidatas na escola;                             

Dia 5de janeiro - início da campanha eleitoral quedecorrerá até ao dia 12 do mesmo mês;

Dia 12 de janeiro (data a confirmar pela AR)- debate com os elementos das listas candidatas;

Dia 8  janeiro -  Apresentação do programa das listas (parte da tarde 15:20h,em local da escola a combinar);

Dia 14 de janeiro- Eleição das listas candidatas (período da manhã);                                                                            

Dia15 de janeiro - Divulgação dos resultados (afixação dos resultados alcançados por cada lista e nomeação dos elementos que participarão na sessão escolar);

Dia21 de janeiro - Realização da  sessão escolar (período da tarde);

O esclarecimento de qualquer dúvida poderá ser prestado pela professora responsável por esta iniciativa: Margarida Dias ou  consultar a página do Parlamento Jovem.

 

Sarau «O Nosso Mar: Conhecer para aMar»

Dia Nacional do Mar -16 de NOVEMBRO

     Na passada sexta-feira, 14 de novembro, as turmas do 3ºA, 4ºA, 4ºB e 4ºC da EB1 de Sátão realizaram um sarau no Cineteatro para os seus familiares. Estiveram presentes cerca de 90  familiares e este espetáculo pretendeu comemorar o Dia Nacional do Mar, que se assinala a 16 de novembro.Tratou-se de uma atividade preparada no âmbito do projeto «O Nosso Mar: Conhecer para aMAR» com que se pretendeu dar a conhecer às famílias o trabalho realizado no ano letivo anterior e que só tunha sido apresentado no encontro com as turmas amigas de Aradas-Aveiro, com as quais os nossos  alunos estabeleceram correspondência. 
     
 
     

O Dia de S. Martinho na EB1 de Sátão

No dia 11 de novembro, festejou-se o Dia de S. Martinho na EB1 de Sátão, durante o qual se realizaram atividades diversificadas, com destaque para um pequeno espetáculo dos alunos da Unidade de Multideficiência e o tradicional magusto. 

Entre as 10:30h e as 11h, os alunos da Unidade e respetivos professores e auxiliares brindaram os restantes alunos, professores e auxiliares com um pequeno espetáculo musical. Foi um momento muito divertido, em que todos tiveram oportunidade de participar de forma animadíssima! É assim que se faz uma escola inclusiva, de e para todos.

À tarde, apesar de estar a chover, ainda se fez a fogueira para assar algumas castanhas que alguns alunos colocaram em cartuchos. Depois, no refeitório da escola, todas as crianças puderam deliciar-se com as castanhas assadas na fogueira e no forno. Só faltaram mesmo as caras farruscas!!! (ver fotos no Blogue da EB1).

Subcategorias

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Notícias

 

 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen