Agrupamento de Escolas de Sátão

21 de fevereiro: Dia Internacional da Língua materna

Dia Internacional da Língua Materna

 

No dia 21 de fevereiro, assinala-se o Dia Internacional da Língua Materna. Aproveitando a ocasião, o Clube Europeu partilha o resultado de pesquisas e trabalhos realizados no âmbito do projeto eTwinning "Languages of the Heart", um projeto de parceria com três  escolas portuguesas ( Lisboa, Rabo-de-Peixe, São Miguel e Algarve) e escolas de Espanha, Itália, Chipre, Grécia, Turquia, Croácia, Palestina, Polónia, República Checa e Hungria. 

Para verem os trabalhos feitos pelas várias escolas, basta clicar num dos corações no mapa.

 

DELF 2015

DELF 2015 - Informações Gerais

Como já vem sendo hábito, as docentes de Francês do Agrupamento de Escolas de Sátão mostram, mais uma vez, a sua disponibilidade para informar e acompanhar os alunos do 9ºano interessados em realizar as provas do DELF escolar. Estas provas seguem as orientações gerais do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. 

Assim, os alunos poderão, de forma voluntária, fazer a sua inscrição nas provas da Alliance Française (nível A2), junto da respetiva docente, de 20 de fevereiro a 20 de março.

As provas do A2 estão calendarizadas para o dia 12 de maio (terça-feira; 3º período) e decorrerão, como habitualmente, na escola secundária Viriato, em Viseu.

Folheto Informativo para os Pais/Encarregados de Educação

Inscrições e datas

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Dia Mundial da Justiça Social

Dia Mundial da Justiça Social

A Assembleia Geral das Nações Unidas, na Resolução 62/10 declara o dia 20 de fevereiro Dia Mundial da Justiça Social para uma melhor compreensão dos problemas que o mundo enfrenta tais como a pobreza, a exclusão e o desemprego e apelar ao respeito pela defesa dos direitos humanos. Neste quadro, alunos do 7º, 8º e 11º ano participarão numa ‘tertúlia’ à escala global com alunos de outros países, sobre o tema do Ano Europeu para o Desenvolvimento do mês de fevereiro “Educação”.

            Aproveitando a ocasião, partilhamos dois pequenos originais criados pelos alunos de Inglês da Turma A e B do 11º ano no âmbito dos trabalhos de projeto sobre a temática dos direitos humanos e da justiça social.

Convidamos a comunidade escolar a seguir a iniciativa na página do Facebook do Clube Europeu e a participar.

Link 1: Videoclipe e letra originais pelos alunos do 11ºB

Link 2: Vídeo “O que são os direitos humanos?” entrevista a elementos da comunidade educativa por alunos do 11ºA

 

Preliminary English Test (PET)

Preliminary English Test (PET)

De acordo com o Despacho n.º 15747-A/2014. Diário da República n.º 251/2014, 1.º Suplemento, Série II de 2014-12-30, do Ministério da Educação e Ciência – Gabinete do Ministro, no ano letivo de 2014-2015 será aplicado em todos os estabelecimentos do ensino público, particular e cooperativo, em Portugal, o teste Preliminary English Test (PET), de Cambridge English Language Assessment da Universidade de Cambridge.

Informa-se que estão a decorrer as inscrições para a elaboração do Teste Preliminary English Test (PET) e para a obtenção do respetivo certificado, entre os dias 3 e 22 de fevereiro de 2015.

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Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

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    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

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    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

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