Agrupamento de Escolas de Sátão

30 de abril - quinta-feira

 

 

25 de abril - sábado

Comemorar o 25 de abril de 74

Comemorar o 25 de abril é avivar a memória de um passado recente, pois sem memória perdemos a nossa identidade social e política.

Para avivar a nossa memória, sob o lema "a liberdade passou por aqui... é preciso salvar abril", os alunos do  5º e 6º ano de escolaridade realizaram diversos trabalhos alusivos aos valores de abril que se encontram expostos na Escola Básica Ferreira Lapa e na Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves. A esta iniciativa proposta pela disciplina de História e Geografia de Portugal juntaram-se os docentes de Educação Visual e Educação Musical, num verdadeiro espírito de interdisciplinaridade. Neste âmbito, no dia 28 de abril os alunos  brindar-nos-ão com algumas das canções de intervenção, uma outra forma de expressão, elemento aglutinador das formas de luta e facilmente compreendida por todos.

Não podemos deixar de lembrar e de implementar os valores que abril nos trouxe: a liberdade de expressão, de reunião, de voto... de viver em democracia.  (ver fotos da atividade)

Os professores de História e Geografia de Portugal

24 de abril - sexta-feira

 

 

22 de abril - quarta-feira

 

 

 

 

Subcategorias

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    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

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  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

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