Agrupamento de Escolas de Sátão

Comemoração do “Dia da Família”

Comemoração do “Dia da Família”

As Unidades de Multideficiência 1 e 2 do CAA, do Agrupamento de Escolas de Sátão, levaram a efeito mais uma comemoração do Dia da Família, no dia 28 de junho. Agendada para o final do ano, por maiores facilidades logísticas, esta comemoração permitiu, mais uma vez, o encontro e o convívio entre os alunos que frequentam as duas salas, os seus pais e outros familiares, os professores, os técnicos e as assistentes operacionais que mais diretamente trabalham com eles. Do programa constava uma visita guiada ao Aeródromo de Viseu, o almoço e uma tarde de convívio num parque de São Pedro do Sul. Cumpriu-se tudo o que fora programado merecendo destaque a visita guiada ao aeródromo, onde foi possível receber informações sobre os mais diversos serviços ali estacionados, GNR, Bombeiros, Aeroclube e contactar com a diversidade dos equipamentos de todos esses organismos, helicópteros, avionetas, carros de bombeiros, ambulâncias, para além de assistirem às partidas e chegadas de diferentes meios de transporte aéreos. 

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CANTAR PELO PLANETA

                                               Atividade no âmbito dos DAC do 5º Ano                                            CANTAR PELO PLANETA  ---- "AGIR, AGORA. JÁ

“AGIR. AGORA. JÁ!!!”: foi este o lema que cativou os alunos do 5ºA, B, C e D, durante as últimas semanas do ano letivo, na EBFL, e os levou a afinar as vozes para CANTAR PELO PLANETA, num vídeo que resultou da articulação entre Inglês, Português, Educação Musical e Educação Física e contou com a colaboração dos alunos do Curso de Multimédia.
Aproximava-se a conclusão do trabalho escolar desenvolvido ao longo de 2018/19, os projetos de DAC (Domínio de Articulação Curricular) estavam na reta final.
Durante o ano, alunos e professores inspiraram-se no tema “Cuidar da Casa Comum” e procuraram fazer isso começando pela Escola, que foi sua “casa” ao longo de quase 10 meses. Embelezaram-na, tornaram-na mais limpa, mais consciente, mais ecológica. Tornaram-se mais próximos da Natureza, mais Amigos do Planeta.
Chegado o 3º período... 

Projeto DAC 7ºE na EBIFA

Projeto DAC 7ºE na EBIFA

Quando desafiados a identificarem os problemas que põem em risco A Casa Comum que a todos cabe cuidar, os alunos da turma E do 7º ano da Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves escolheram o tema “bullying”, para ser trabalhado em várias disciplinas, no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular e lançaram a ideia de desenvolverem uma campanha contra a violência em contexto escolar denominada a "Brigada Antibullying".

Para podermos “Cuidar da Casa Comum”, é essencial criarmos ambientes de aprendizagem seguros que garantam que todas as crianças sejam protegidas contra todas as formas de violência. Acabar com a violência, na e à volta das escolas, é essencial para assegurar os direitos de todas as crianças e para o desenvolvimento sustentável do planeta.

O projeto culminou com o Peddypaper da Brigada Antibullying (ver vídeo), agendado para a semana cultural. Os alunos organizaram e dinamizaram, com a ajuda dos seus professores, esta iniciativa para os alunos do 2º e 3º ciclos da EBIFA e puderam contar com a presença especial dos seus colegas do 7ºA da EBFL, graças ao transporte gentilmente cedido pela Câmara Municipal.

Este foi um dia especial para a turma, pois foi o culminar de um ano de trabalho colaborativo e de aprendizagem que os alunos puderam partilhar com os seus colegas através de sete desafios. Foram os atores principais neste evento repleto de aprendizagens, partilhas e alegrias. Esta é uma das ações no âmbito do projeto eTwinning/ASEF TeACH (Teens Actions for Change).

(Os alunos e equipa pedagógica do 7ºE)

 

Sarau inclusivo

Sarau inclusivo

O departamento de Educação Especial, em colaboração com docentes de outros grupos de recrutamento, a professora de Ballet da Câmara Municipal de Sátão, uma assistente operacional e de um grupo de alunos, organizaram um sarau inclusivo, no qual participaram, envolvendo desta forma toda a comunidade no tema inclusão.
O sarau iniciou com uma dança de um grupo de alunos, seguiu-se uma peça de teatro “Euro Quintas 2019”, texto do prof. Carlos Paixão, e terminou com um momento musical.
Este sarau teve como objetivo reforçar a mensagem que consta no recente Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho, que aposta numa escola inclusiva onde todos e cada um dos alunos, independentemente da sua situação pessoal e social, encontram respostas que lhes possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social. (ver fotos do sarau)

Luís Pires
 

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
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    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

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  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

Próximas Atividades

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Plano Anual de Atividades

Revista "Sacola"

1º período (dez. 2018)

2º período (março 2019)

3º período (junho 2019)

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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