25 de abril de 1974

Mais uma vez, os professores de História e Geografia de Portugal dinamizaram a comemoração do 25 de abril de 1974, um marco da história recente do nosso país.

Os alunos do 6º ano realizaram trabalhos muito diversificados, que incluíram elaboração de cravos, cartazes, trabalhos de pesquisa, entrevistas, biografias de personalidades, trabalhos 3D, PowerPoint, etc. Todos esses trabalhos constam de uma exposição que pode ser visitada por toda a comunidade na Escola Básica Ferreira Lapa e na Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves.   (ver fotos)

No dia 26 de abril  no intervalo da manhã, os alunos puderam cantar canções de intervenção, brilhantemente ensaiados pelo professor José António Gomes.

Integrado nas comemorações do 25 de abril relembraram-se ainda os 40 anos da Constituição, a lei suprema do país que consagra os direitos fundamentais dos cidadãos e os princípios essenciais por que se rege o Estado português. Todas as outras leis têm que respeitar a Constituição e, se não a respeitarem, são inconstitucionais e, por isso, inválidas. Neste âmbito foi distribuído a todos os alunos um marcador de livros com alguns artigos da Constituição.

Todas as atividades desenvolvidas tiveram como principal objetivo relembrar esse marco da nossa história e, ao mesmo tempo, levar os alunos a refletir sobre o valor e importância da liberdade e dos direitos individuais, valores que importa conhecer para poder preservar.