Visita de Estudo à Região da Batalha e Nazaré

No passado dia 30 de abril, os alunos do 2º ciclo do nosso agrupamento tiveram oportunidade de realizar uma visita de estudo à região da Batalha e Nazaré. Num ambiente de aprendizagem e salutar convívio, os alunos do 5º ano visitaram o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, onde puderam assistir a um espetáculo multimédia que os ajudou a construir o sentido sobre o que foi verdadeiramente este combate pela inde-pendência nacional, prolongando-se as aprendizagens promovidas na sala de aula. Tratou-se de uma recriação que permitiu compreender o contexto político anterior à Batalha de Aljubarrota, a forma como se desenrolou, bem como as consequências para os portugueses.

Puderam ainda visitar dois núcleos expositivos e os espaços exteriores do Campo de S.Jorge. Ao mesmo tempo, os alunos do 6º ano visitaram as Grutas da Moeda, participando numa “viagem ao mundo subterrâneo”. Percorreram 12 galerias naturais numa visita guiada que lhes permitiu conhecer o património natural desta zona, identificaram diferentes formações calcárias, relacionando-as com os fenómenos geológicos que estiveram na sua origem.

Após o almoço, momento de convívio e partilha, seguiu-se uma passagem rápida pelo Mosteiro da Batalha e a visita à região da Nazaré. Todos tiveram oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a nossa cultura relacionada com o mar, visitando o Museu Joaquim Manso, um espaço com coleções etnográficas, arqueológicas, pinturas, esculturas e fotografias. Após uma breve incursão pelo Sítio da Nazaré, de onde se observaram belas paisagens marítimas e travou-se conhecimento com o comércio tradicional local, fez-se a descida para a praia, através do Ascensor da Nazaré, usufruindo-se de uma vista panorâmica da praia e da vila. Antes do regresso, teve então lugar um descontraído passeio pela marginal. Todos os participantes partiram mais enriquecidos de saberes gerados pelo contacto com um património cultural, histórico e natural diferente do património local das terras de Sátão. Um património diferente e também muito português.

Deixamos aqui um agradecimento especial a todos os que colaboraram nesta atividade e um bem-haja especial à Câmara Municipal de Sátão pela comparticipação nas despesas com o transporte, tornando a visita mais acessível a todos os alunos do 2º ciclo deste concelho.