Comemorar Abril, 39 anos depois...

Inserida no Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas de Sátão, a Comemoração dos 39 anos do 25 de abril de 74, incluiu diversas atividades que envolveram alunos, professores e comunidade educativa. Destacamos a exposição de trabalhos elaborados pelos alunos e a construção de cravos com mensagens alusivas à liberdade, ao 25 de abril, com muita originalidade nos materiais utilizados, que encheram de cor as escolas envolvidas, Escola Básica Ferreira Lapa e Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves.

  • DSC00006
(Clique na imagem para ver mais fotos)

            No dia 24 de abril, pela manhã, as turmas do sexto ano, alegraram a Escola Ferreira Lapa, entoando canções de intervenção: “Grândola Vila Morena”, “Os Vampiros”, “Venham mais Cinco” e ainda “A Gaivota”, ensaiadas em Educação Musical, pelo professor José António Gomes. A última com um arranjo musical atual, bem ao gosto dos alunos, medido pelo entusiasmo com que todos participaram.

            À tarde, os alunos do sexto e nono anos da EBFL e EBIFA, tiveram um encontro com um “ator da História”, já nosso conhecido, o capitão de abril, Diamantino Gertrudes da Silva, no cineteatro de Sátão, onde estiveram também presentes o Diretor do nosso Agrupamento e a Doutora Zélia da Câmara Municipal.

            Foi com muita satisfação que ouvimos o testemunho de quem escreveu uma página da História da Revolução dos Cravos, como protagonista. Agradecemos a disponibilidade, a partilha e o entusiasmo que colocou na sua comunicação. Proporcionou-nos uma aula diferente sobre a nossa História recente. Os alunos tiveram uma participação ativa, entoando canções e colocando questões, poucas, porque o tempo correu depressa.

            Parabéns a todos os que participaram.

            Enalteceram-se os valores da liberdade e da democracia para manter viva a chama de abril. Consideramos que é preciso salvar os valores, que abril representa, como garantia de construção de um país moderno, livre e democrático.

            Porque a memória existe deixamos aqui algumas imagens da atividade.

Próximas Atividades

Sem eventos

Plano Anual de Atividades

Revista "Sacola"

1º período (dez. 2018)

2º período (março 2019)

3º período (junho 2019)

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen