Visita às terras de Aquilino Ribeiro e Abel Botelho

Visita às terras de Aquilino Ribeiro e Abel Botelho

No final de mais um ano letivo (2018/2019), organizámos, nesta pausa letiva, uma visita às terras de Aquilino Ribeiro e Abel Botelho, porque um professor tem de ler, conhecer, sentir, viver!
O grupo foi dividido por dois autocarros. Ao longo do percurso reinou a boa disposição e criaram-se alguns momentos de silêncio para leituras aquilinianas, a condizer. Em Soutosa, usufruímos de uma visita guiada à Fundação Aquilino Ribeiro. Também passámos no pátio da Casa de Aquilino, Carregal. Nos entretantos, visitámos a Igreja do Convento de Nossa Senhora da Assunção, em Tabosa. Aqui, a visita foi guiada pelo professor Carlos Paixão, que não perdeu a oportunidade de subir ao púlpito para presentear os convivas com algumas palavras de Aquilino.
No restaurante do Hotel Convento Nossa Senhora do Carmo – Freixinho, alimentámos o corpo e a mente, com boa comida e boas histórias de Aquilino e Abel botelho. Por lá poderíamos passar o resto do dia, mas tínhamos encontro marcado na Câmara Municipal de Tabuaço. O vice-presidente da CM acolheu os professores no Salão Nobre e a cada um ofereceu um livro de Abel Botelho. Também disponibilizou um guia, que nos acompanhou a caminhada pelo centro histórico, passando pelas ruas da casa onde nasceu Abel Botelho e do seu museu. O Relógio Rijomax tem visita obrigatória. Não é todos os dias que vemos o relógio mais completo do mundo! Alguns seguiram de autocarro, os mais corajosos fizeram a caminhada até ao Ermitério de São Pedro das Águias, desde a Granjinha. O guia abriu-nos a porta e tivemos o privilégio de entrar, e lá ouvir as histórias e as lendas.
Foi um dia em cheio! Resta deixar um agradecimento especial à CM de Tabuaço pela excecional receção feita, ao professor Carlos Paixão pela sua dedicação e histórias tão claramente e apaixonadamente contadas, e a todos os professores que aceitaram o desafio da biblioteca escolar e partilharam este dia de aprendizagem.
 

Plano Anual de Atividades

Revista "Sacola"

1º período (dez. 2019)


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 6ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen