ÉPOCA GRIPAL 2018-2019 - Ponto da situação a 4 de janeiro pela ARS do Centro

GRIPE CUIDADOS A TER PERANTE AS INFEÇÕES RESPIRATÓRIAS 

As infeções respiratórias sazonais aumentam com a descida da temperatura e habitualmente provocam epidemias. Uma quota parte delas é provocada pelos vírus da gripe, cuja proporção varia de ano para ano e depende dos vírus em circulação e da adesão das pessoas à vacinação. A vacinação continua a ser o melhor meio de prevenir infeções respiratórias graves, algumas das quais têm desfecho fatal, muitas vezes devidas ou complicadas pela sobreposição da infeção viral.
Nunca é demais insistir na importância da vacinação das pessoas portadoras de doenças crónicas, incluindo a obesidade, e para a vacinação, que deve continuar apesar de já estarmos em fase epidémica.

Nas pessoas saudáveis, a gripe sazonal não é uma doença grave – cura ao fim de cerca de 3 ou 4 dias.
A gripe caracteriza-se pelo surgimento de febre, com temperaturas superiores a 38ºC, dores de cabeça, tosse seca, nariz entupido, dores em todo o corpo, cansaço...

A gripe transmite-se de pessoa a pessoa, através de gotículas de saliva, transmitidas pelos espirros ou                            pela tosse, mas também se pode transmitir através das mãos sujas – daí a importância de lavar as mãos com água e sabão – ou com desinfetantes adequados – depois de tossir ou espirrar. A secagem nunca deve fazer-se com toalhas reutilizáveis.

 

                        Além   da vacinação,  a maneira mais eficazde evitar a gripe e outras infeções respiratórias            é praticando a chamada “etiqueta respiratória” que inclui a lavagem frequente das mãos, bem como a cobertura do espirro e da tosse através de lenço descartável ou do próprio braço na ausência de lenço.

 

            Se achar que   está com sintomas degripe, evite ir   de imediato, às urgências. Aprenda a tratar os sintomas; descanse, beba muitos líquidos (água e sumos de preferência sem açúcar); não se agasalhe demasiado; tome medicamentos para a febre e dores (paracetamol, mesmo para crianças e grávidas, salvo contraindicação do seu médico). Não tome

antibióticos sem indicação médica. Se tiver uma doença crónica ou se os

sintomas de gripe se prolongarem sem melhoria ou se agravarem contacte o seu médico

ou o seu Centro de Saúde.

 

Se ainda assim tiver dúvidas deve contactar a LINHA SAÚDE 24 (nº 808242424) ou o seu médico: logo lhe dizem o que fazer.

 

Lembre aos seus filhos que devem respeitar estas regras

 

LEMBRE - SE QUE A SAÚDE DE TODOS DEPENDE DA HIGIENE DE CADA UM

 

 

Calendário de Atividades

fevereiro 2019
Sb D
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28

Próximas Atividades

Sem eventos

Plano Anual de Atividades

Testes Comuns

Revista "Sacola"

1º período (dez. 2018)

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen