Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico

Na passada segunda-feira, dia 25 de fevereiro, as nossas “deputadas” Vanessa Loureiro Pais,Joana  Gonçalves Correia e Soraia Vanessa Pimentel Oliveira, estiveram presentes na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, que teve lugar no Auditório do Cineteatro de S. Pedro do Sul, que contou com a presença 23 escolas do distrito perfazendo um total de  69 deputados,  alunos  eleitos pelos seus pares e que representam as respetivas escolas.

Nesta Sessão, encontraram-se também entre nós:
O deputado Dr. Acácio Pinto, da AR e natural da freguesia de Sátão.
Dois elementos da Direção-Geral dos Estabelecimentos EscolaresDr.ª Conceição Santos e Dr.ª. Isabel Andrade.
Um vereador da Cultura da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul.
O presidente da Escola Secundária de S. Pedro do Sul.
Pela primeira vez a mesa desta sessão foi presidida e secretariada, apenas por alunos, eleitos para o efeito. Todos os alunos foram acompanhados pelo professor coordenador do projeto da sua escola.
A sessão foi semelhante às sessões plenárias da AR, assim:

Foi dada oportunidade a cada escola de apresentar e defender o seu Projeto de Recomendação; Todos os projetos foram postos a  votação; Sobre o projeto eleito, foi elaborado o Projeto de Recomendação do distrito e eleitas as quatro escolas que o defenderão na AR; Foi proposto um tema para 2014;

As nossas jovens deputadas defenderam o Projeto de Recomendação do Agrupamentode Escolas de Sátão, elaborado na Sessão Escolar, com a presença de 30 deputados; decorreu de forma muito organizada e participada.

É de referir que todos os alunos se comportaram de forma exemplar, evidenciando o desenvolvimento de uma cidadania responsável e valores democráticos, estando de parabéns todos os alunos que se envolveram de forma ativa  neste Projeto.